Viagem segura

Fiscalização em pontos de embarque é intensificada pela Capitania

Objetivo é evitar acidentes durante as viagens marítimas neste período de festas de fim de ano e férias escolares; serviço é realizado em São Luís e no interior do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Passageiros embarcavam ontem em ferry-boat no Terminal de Ponta da Espera, um dos pontos de fiscalização
Passageiros embarcavam ontem em ferry-boat no Terminal de Ponta da Espera, um dos pontos de fiscalização (Ferry-boat)

Para garantir uma viagem segura, a Capitania dos Portos do Maranhão intensificará, a partir de hoje, as ações de fiscalização aos meios de transporte aquático, especialmente neste fim de ano. Na Grande Ilha, deverão ser alvos dos trabalhos as embarcações que chegam e saem do Terminal da Ponta da Espera, do Cais da Praia Grande e da Baía de São José.

No total, 85% do efetivo designado para atuar pela Capitania dos Portos no estado atuará diretamente nos locais de chegada e saída de embarcações. Segundo a Capitania, o planejamento para o trabalho de fiscalização vem sendo feito desde o início deste mês. “Em alguns pontos, o trabalho começou no dia 15 deste mês. Mas a intensificação será maior a partir do segundo semestre”, disse o capitão dos Portos do Maranhão, André Luiz Trindade.

Além da Região Metropolitana, a Capitania estenderá as fiscalizações para cidades do interior do Maranhão com grande demanda de viagens aquáticas, como Barreirinhas, Penalva, Pinheiro, Cajari, entre outras. “Este trabalho não ficará restrito às principais áreas da capital maranhense. Os terminais de embarque do interior do estado também serão verificados”, disse o capitão dos Portos.

Fiscalização

Dentre os itens que serão averiguados pela Capitania, estão as condições físicas das embarcações, além da habilitação dos condutores e o cumprimento dos itens de segurança aos tripulantes e passageiros, como o oferecimento de coletes salva-vidas. Outro fator que será considerado, durante os trabalhos, é o uso ou não de bebidas alcoólicas. “Assim como no caso de um veículo via terrestre, o condutor também deve restringir o uso de bebidas”, frisou o capitão dos Portos.

Além da verificação nos terminais da Grande Ilha e do interior, a Capitania também deu início à Operação Verão. Os trabalhos começaram no dia 15 deste mês, em todo o estado, e devem prosseguir até o dia 13 de fevereiro do ano que vem. O tema deste ano do trabalho é “A Segurança da Família”. Segundo a capitania, a meta é evitar acidentes em jet-skis. De acordo com dados da própria instituição, 40% dos acidentes aquáticos no período de férias, em todo o país, envolvem pessoas em embarcações de menor porte.

Mais

Denúncias sobre embarcações poderão ser feitas pelo telefone: 0800-098-8432. Ou ainda pelo site www.cpma.mar.mil.br.

“Este trabalho não ficará restrito às principais áreas da capital maranhense. Os terminais de embarque do interior do estado também serão verificados”,

André Luiz Trindade, capitão dos Portos do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.