Alcântara

Foguete nacional VSB – 30 será lançado hoje no CLA

Pela quarta vez, o foguete será lançado de ­­­­Alcântara e levará a carga útil MicroG2, com oito experimentos científicos e tecnológicos a bordo, em apoio ao Programa Microgravidade da AEB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(Equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) com a carga últil MicroG2 pronta para o voo)

Alcântara - O Centro de Lançamento de Alcântara ( CLA) realizará hoje o lançamento do foguete suborbital VSB-30 V11, assim como o resgate da carga útil MicroG2 no mar

A Operação Rio Verde, que é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), possui o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) como unidade apoiada e responsável pela integração do veículo e da carga útil, que é realizada em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Iniciada no dia 20 de novembro deste ano, a operação já cumpriu uma das metas estabelecidas, que é de confirmar e verificar todos os meios necessários ao rastreio e lançamento a partir do CLA, por meio do lançamento com sucesso de um Foguete de Treinamento no dia 29 do mês passado.

Experimentos

O foguete nacional VSB-30 V11 será lançado pela quarta vez de ­­­­Alcântara e levará a carga útil MicroG2, com oito experimentos científicos e tecnológicos a bordo, em apoio ao Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Isso possibilitará que cientistas e pesquisadores brasileiros realizem estudos e testes em ambiente de microgravidade, visando o desenvolvimento de pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento, apoiando, assim, as universidades e os centros de pesquisas.

Além do CLA, IAE e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), atuando com estação remota rastreio, a Operação Rio Verde conta com a participação e apoio das seguintes organizações: Comando-Geral de Operações Aéreas (Comgar), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), a Marinha do Brasil (MB) e o Centro Espacial Alemão (DLR). Ainda, participam com experimentos embarcados na carga-útil, cientistas e pesquisadores do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Após o lançamento e o voo em ambiente de microgravidade, a carga útil MicroG2 deverá ser recuperada em alto mar, por helicópteros Black Hawk H-60 L da Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio do Navio Patrulha Bocaina da Marinha do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.