Prevenção

Ações marcarão hoje o Dia de Luta Contra a Aids

São Luís figura como a 2ª cidade da Região Nordeste em número de novos casos de pessoas vivendo com o vírus HIV

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e diversas ações serão desenvolvidas em São Luís para conscientizar a população da importância da prevenção contra o vírus HIV. Atualmente, São Luís figura como a 2ª cidade da Região Nordeste em número de novos casos de pessoas vivendo com o vírus HIV.

Os jovens são a maioria entre esses registros, em tratamento. Segundo a Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de São Luís, é preciso que haja uma reflexão sobre a mudança de comportamento da sociedade em relação à doença.

Este ano, conforme a Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, 173 pessoas passaram a viver com o vírus HIV na capital. Em julho deste ano, São Luís estava como a sexta cidade do país em número de casos novos de pessoas vivendo com o vírus HIV, de acordo com relatório epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), segundo o qual a capital maranhense teve 230 registros inéditos da doença no ano de 2015. Por causa do relatório, a cidade era a 2ª da Região Nordeste nesta estatística, sendo superada apenas por Ipojuca (PE).

A faixa etária de 13 a 35 anos é a principal entre os novos casos. Para Wendell Alencar de Oliveira, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, o crescimento do número de casos está associado a fatores comportamentais. “Estamos na quarta década da epidemia de Aids e a juventude não viveu as mortes que ocorreram quando a doença surgiu. Além disso, ele tem toda uma tecnologia ao seu alcance que minimiza a sua preocupação com a prevenção. Nesse sentido, a camisinha deixou de ser atrativa para ele”, afirma.

Novos casos
Ainda segundo Wendell Alencar de Oliveira, São Luís deve demorar a melhorar suas posições no ranking do relatório do Ministério da Saúde. “A gente precisa fazer uma avaliação de como eram as políticas públicas voltadas para o HIV/Aids em São Luís. Antes, nós tínhamos um atendimento que era centralizado, então, isto dificultava o acesso aos meios de prevenção, como preservativo, e aos exames.

Desde 2013, a Prefeitura descentralizou este serviço e fortaleceu o atendimento na rede de atenção básica à saúde, então, mais casos novos serão identificados, o que vai fazer com que São Luís continue aparecendo nas primeiras posições deste ranking”, comenta.

Jadilson Neto, membro da Liga Acadêmica de Prevenção à DST/Aids da Faculdade do Maranhão (Facam),
que realiza pesquisas científicas sobre o tema, afirma que na maioria dos casos novos, a transmissão se dá de uma pessoa que não sabe do seu estado sorológico. “Pesquisando casais em que apenas um é soropositivo, descobrimos que a taxa de transmissão do vírus é muito baixa. Estas pessoas vivem relações estáveis de cinco anos e o companheiro não é contaminado pelo HIV. Mas a não transmissão só é possível se a pessoa fizer todo o tratamento”, diz.

Atendimento
Hoje, além dos centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) onde a população tem atendimento com orientação e informação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/ HIV/Aids, com aconselhamento coletivo e individual e testes gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, a população de São Luís pode receber atendimento nas demais unidades de saúde da rede municipal.

Além do tratamento já oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas que vivem com o HIV, a rede municipal oferece também a Profilaxia Pós Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção da infecção ao HIV que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco em situações de exposição. A exposição pode ocorrer em contato com materiais biológicos infectantes como sangue, sêmem, fluidos vaginais ou outros nos casos de exposição por meio de objetos perfuro cortantes, mucosa ou pele não íntegra. O tratamento dura 28 dias e é iniciado, no máximo, 72 horas após a exposição. Nestes casos, também é feita testagem rápida da pessoa exposta e, se possível, da pessoa fonte.

SAIBA MAIS

CAMPANHAS

O Serviço Social do Comércio (Sesc) realizará a ação educativa “Caminhos da Prevenção”, que visa detalhar e discutir a prevenção e tratamento da Aids. A ação ocorrerá das 9h às 16h, no Terminal de Integração da Praia Grande, por meio de conversas, orientando sobre a prevenção e enfatizando a importância do acolhimento e respeito às pessoas que convivem com a doença. Já a Prefeitura de São Luís realiza diversas atividades. Ação no Terminal de Integração da Praia Grande, com distribuição de preservativos masculino e feminino e às 16h, será feito um laço humano na Praça da Ressurreição, no Anjo da Guarda. Também às 16h, no Cine Praia Grande, será exibida uma sessão gratuita de cinema com o filme “Orações para Bob”.

BRASIL

No Brasil, novas infecções por HIV entre adultos subiram 4% nos últimos cinco anos. Sozinho, o país responde por 40% de todos os novos casos na América Latina e no Caribe e por 41% de todos os novos casos registrados em sete nações latino-americanas: Argentina, Venezuela, Colômbia, Cuba, Guatemala, México e Peru. Os dados revelam que, em 2010, o Brasil registrava 43 mil novas infecções por HIV entre adultos, contra 44 mil novos casos identificados em 2015.

Além disso, o Brasil registrou, em 2015, recorde no número de pessoas em tratamento: 81 mil brasileiros começaram a se tratar no ano passado, um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. De 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Isso significa que, em seis anos, o país praticamente dobrou o número de brasileiros que fazem uso de antirretrovirais.

Outro avanço importante é a supressão viral: 91% dos brasileiros adultos vivendo com HIV e aids, em tratamento há pelo menos 6 meses, já apresentam carga viral indetectável no organismo. Isso significa que essas pessoas não mais transmitem o vírus para outras, e que os antirretrovirais fizeram efeito.

Rede de atendimento

Atendimento 24h
Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) – Centro
Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) – Cidade Operária
Hospital da Mulher – Anjo da Guarda
Hospital da Criança – Alemanha
UPA Municipal Socorrinho I – Cohatrac
UPA Municipal Socorrinho II – São Francisco

De segunda-feira a sexta-feira

CTA Lira: Praça São Roque, s/n – Lira. O atendimento é feito de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O telefone é (98) 32128379.
CTA Anil: Avenida São Sebastião, s/n – Anil. O atendimento é feito de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O telefone é (98) 3245-9853.
Centro de Saúde do Bairro de Fátima
Unidade Mista do Bequimão
Unidade Mista do São Bernardo
Unidade Mista Itaqui Bacanga

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.