Poluição

Situação da Lagoa da Jansen causa prejuízo a pescadores e moradores

População denuncia que há mais de um ano a comporta da barragem está quebrada, causando transtornos; poluição é outro problema no local

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

A atual situação da Lagoa da Jansen, em São Luís, está causando os maiores transtornos para os pescadores da área. Além da poluição, eles reclamam que a comporta da barragem da lagoa está sem funcionar há um ano, o que também contribui para a mortandade da fauna e flora da região.

Esta semana, mais uma vez, dezenas de peixes foram encontrados mortos boiando às margens da lagoa. A situação aconteceu na terça-feira, dia 22, e foi causada pelo choque térmico ocorrido pelo contato entre a água da lagoa e aquela proveniente do mar, o que resultou na morte dos peixes.

Defeito
De acordo com Domilson Lindoso, presidente da Associação dos Moradores e Pescadores da Lagoa da Jansen, se a maior e principal comporta da barragem da lagoa estivesse em funcionamento, a situação não teria acontecido. Segundo ele, há mais de um ano essa comporta apresentou problemas e até o momento ela ainda não foi consertada.

“Não tivemos respostas até hoje. Até agora só temos promessas e nada de concreto”, disse. Ele afirmou que já reuniu a assinatura de cerca de 350 pessoas, entre moradores e pescadores da região, e encaminhou um abaixo assinado para a Secretaria Estadual de Infraestrutura solicitando a resolução do problema, mas não teve uma resposta positiva da sua demanda.

Recentemente, Lindoso recebeu um contato da secretaria e a informação que lhe foi repassada foi de que técnicos da Sinfra iriam até o local para avaliar o problema e encontrar as melhores soluções, mas isso também não ocorreu.

“É uma situação difícil para moradores e pescadores. Nós precisamos que o governo olhe com bons olhos a nossa situação e que voltasse a fazer pelo menos o recolhimento do lixo. Tem muita sujeira aqui e precisamos de melhorias”, frisou Domilson Lindoso

Poluição
Além disso, outro problema antigo da Lagoa da Jansen é a poluição, principal causa do mau cheiro do local. Ela já foi alvo de diversas ações de limpeza, tanto da iniciativa pública quanto privada ao longo dos últimos anos. No entanto, o mau cheiro é um problema recorrente e que carece de solução.

O lançamento de esgoto in natura é a principal causa do mau cheiro proveniente da lagoa e, frequentemente, também é responsável pela morte da flora e fauna da região. É possível observar na água uma vasta mancha negra com uma espuma esbranquiçada próxima à margem, proveniente da decomposição de materiais que são jogados no local. Outros objetos, como garrafas pets, restos de plástico e alumínio, também boiam sobre as águas.

Por meio de nota, o Governo do Estado informou que a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) já tem um projeto em conclusão para de recuperação da barragem da lagoa. Em breve, ele deverá ser finalizado e encaminhado para licitação.

Sobre a despoluição, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema)disse que vem realizando os serviços, identificando e interceptando pontos delançamento de esgoto in natura no local, destinando todo o esgoto da área para elevatórias da Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracaty, evitando o lançamento de efluentes nestas águas. Até agora, nas duas fases da obra, que vem ocorrendo desde 2015, já foram interceptados cerca de 40 grandes pontos de lançamento.

SAIBA MAIS

O Parque Estadual da Lagoa da Jansen foi instituído pelo Decreto Estadual nº 4.878, de 23 de junho de 1988. A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jansen está sob a responsabilidade da Sema desde o ano passado, conforme Decreto Estadual n° 28.690, de 14 de novembro de 2012. O decreto promoveu a reclassificação do Parque Ecológico da Lagoa para a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Área de Proteção Ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.