Educação

MEC autoriza aumento de 49 vagas no Curso de Medicina da Universidade Ceuma

Serão convocados os excedentes para matrícula no período de 28 a 30 de novembro deste mês; no vestibular de 2017 será ofertadas 149 vagas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

O curso de Medicina da Universidade Ceuma terá um crescimento de 49% do número de vagas e passará a ofertar 149 delas, em vez de 100, no vestibular de 2017. Com isso, abrem-se 49 novas vagas para Medicina no Maranhão, ampliação prevista dentro do programa Mais Médicos.

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial a Portaria Nº 736, do último dia 18 de novembro, com o acréscimo de 49 vagas para o curso de Medicina da Universidade Ceuma.

Com o aumento do número de vagas, a Universidade Ceuma convocará 49 candidatos excedentes do vestibular de Medicina de 2016 para iniciar uma nova turma ainda este ano. Serão convocados os excedentes para matrícula no período de 28 a 30 de novembro de 2016. O início das atividades acadêmicas será no dia 14 de dezembro de 2016. A chamada dos excedentes está publicada no site http://www.vestibularceuma.com.br.

Já para o Processo Seletivo de 2017, que será realizado no dia 4 de dezembro, serão ofertadas 149 vagas, sendo 50 vagas para o primeiro semestre e 99 vagas para o segundo semestre.

De acordo com o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, o aumento de vagas para Medicina vem a partir de incentivos do Programa Federal Mais Médicos, que vai dar um aporte para a universidade. “Estamos todos muito felizes com a autorização de novas 49 vagas para o nosso curso de Medicina. Agora, são 149 anuais. Já começamos a trabalhar na expansão das nossas instalações, garantindo qualidade na formação desses profissionais, tão demandados no nosso estado, que exibe um dos menores índices de médicos por habitante”, disse.

O aumento de 49% do número de vagas para Medicina na Universidade Ceuma não deve diminuir a concorrência para o curso, na análise do coordenador de vestibulares da instituição, Waldir Barros. Ele espera que haja aumento na procura. “O nosso curso de Medicina é o mais concorrido da instituição, sendo que 30% das vagas são ocupadas por estudantes de outros estados. Com o aumento do número de vagas, mais pessoas vão se candidatar, devido à grande carência de vagas em curso de Medicina na região”, afirmou.

Déficit

Levantamento feito em 2014 pelo jornal Folha de S. Paulo, a partir de dados atualizados do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Maranhão é o estado brasileiro com a menor proporção de habitantes por médico ­ 5.390 profissionais para 6.794.301 habitantes. A razão é de um médico para cada 1.260 pessoas (0,79 médico para cada 1.000 habitantes, de acordo com cálculo específico do setor).

O programa Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal e consiste em um pacote de medidas nas áreas de saúde e educação. Entre os benefícios anunciados estão a oferta de bolsas para médicos formados no exterior atuarem em postos de saúde com alta demanda no interior dos estados, e propostas de reformulação do ensino de Medicina no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.