Na rede

Aplicativo brasileiro de combate à dengue e zika é premiado

Criado em janeiro deste ano, Sem Dengue já recebeu mais de 5.711 fiscalizações de usuários em todo o Brasil; prêmio foi concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
O Sem Dengue foi anunciado vencedor durante evento realizado na Argentina
O Sem Dengue foi anunciado vencedor durante evento realizado na Argentina (app sem dengue)

São Paulo - Um aplicativo brasileiro de combate à epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, que permite o monitoramento de focos do mosquito Aedes aegypti e de sintomas causados pelos vírus foi eleita Startup Mais Inovadora de Saúde e Saneamento da América Latina pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Sem Dengue foi anunciado vencedor durante cerimônia realizada na semana passada, no Demand Solutions, conferência internacional promovida pelo banco sobre inovação e que este ano foi realizada em Buenos Aires, capital da Argentina.

Por meio de aplicativos nas versões Android e iOS instalados em smartphones e tablets, usuários podem fiscalizar possíveis focos do mosquito, por meio de fotos e geolocalização. Em parceria com o departamento de epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP), também é possível responder a um questionário para detectar supostos sintomas causados pela Dengue, pela Zika e pela Chikungunya. Todas essas informações são monitoradas em tempo real por equipes de epidemias designadas por cidades brasileiras.

Ranking

Desde quando foi criado, em janeiro deste ano, pela startup Colab.re de gestão colaborativa de cidades, o Sem Dengue teve 5.711 focos reportados, sendo que, destes, 3.107 casos tiveram respostas e 2.629 testes foram resolvidos.

As cidades que lideram o número de fiscalizações são São Paulo, Niterói e Teresina, nas quais a Prefeitura incentiva os cidadãos a usarem a plataforma. Atualmente, 35 prefeituras brasileiras utilizam o aplicativo como ferramenta oficial de combate e monitoramento do Aedes aegypti.

A conferência Demand Solutions tem por objetivo fomentar projetos que contribuem para a melhoria da vida nos grandes centros urbanos, em áreas como saúde, mobilidade urbana, clima e eficiência energética.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é a mais importante fonte de financiamento e assistência técnica para o desenvolvimento da América Latina e Caribe, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas da região, por meio de parcerias com seus países membros, para contribuir com a implementação de soluções inovadoras para desafios de desenvolvimento.

Canal de fiscalização

O Colab.re é uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços públicos. É o canal de relacionamento em tempo real oficial de 130 cidades brasileiras, como Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Niterói (RJ) e Santos (SP).

Em 2015, a ferramenta foi eleita o Negócio de Maior Impacto Social do Mundo e a Startup de Maior Potencial Global pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e um dos melhores aplicativos de governo do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O Colab.re tem mais de 150 mil usuários cadastrados em todo o Brasil e está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos Android e iOS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.