Violência

10 bancos assaltados e 42 explodidos este ano no estado

Dados do Sindicato dos Bancários referem-se ao Maranhão; ontem, a agência do Bradesco em Vargem Grande foi assaltada por quatro homens que portavam armas de grosso calibre; polícia está à procura da quadrilha

Ismael Araújo / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Agência do Bradesco, em Vargem Grande, que foi assaltada ontem por um bando
Agência do Bradesco, em Vargem Grande, que foi assaltada ontem por um bando (Bradesco)

Dez bancos já foram assaltados e 42 alvos de explosões este ano no Maranhão, segundo dados do Sindicato dos Bancários. A mais recente ocorrência de assalto ocorreu ontem e teve como alvo a agência do Bradesco da cidade de Vargem Grande. Teria sido a segunda vez neste ano que a agência bancária foi assaltada. Na primeira, em 6 de setembro, foram roubados R$ 80 mil.

O titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), delegado Thiago Bardal, informou que quatro homens chegaram à cidade no começo da tarde de ontem em um veículo Gol, de placas não identificadas, sem chamar muito atenção da polícia e dos moradores e se deslocaram até o Bradesco.

Na agência bancária, os criminosos, portando arma de fogo de grosso calibre, renderam primeiramente o vigilante e ainda roubaram o seu revólver. Em seguida, o bando conseguiu levar o dinheiro do banco. Bardal ainda informou que durante a fuga os criminosos tomaram de assalto uma motocicleta Honda Bros, que pertencia a um morador.

Policiais militares e civis estão realizando rondas na localidade com o objetivo de prender a quadrilha e há informações que teriam fugido em direção ao município de Chapadinha. Para Bardal, esse mesmo bando é suspeito de ter assaltado essa agência, no dia 6 de setembro deste ano, devido à semelhança do modus operandi. “Existe a possibilidade de essa mesma quadrilha ter assaltado duas vezes, durante este ano, esse banco, mas, estamos apurando o fato”, disse o delegado.

Ainda ontem, os integrantes do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif), órgão ligado à Seic, estiveram no local do assalto onde recolheram imagens da câmera do circuito de segurança para ajudarem no trabalho de identificação dessa quadrilha e até mesmo a prisão. O valor levado pelos assaltantes não foi revelado pela polícia.

Prisão

No dia 9 de setembro, a polícia apresentou na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), na Vila Palmeira, o casal envolvido no assalto ao Banco do Bradesco de Vargem Grande. Os criminosos foram identificados como Adão Irlan Gomes da Silva e Francilene de Abreu Nascimento.

Eles foram presos em Vargem Grande durante uma ação realizada pela Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, com o apoio de policiais militares. De acordo com o delegado Samuel Morita, titular da regional de Itapecuru-Mirim, o casal confessou participação nessa empreitada criminosa pela qual recebeu R$ 4 mil.

O casal foi autuado pelos crimes de roubo e associação criminosa. Após a apresentação na sede SSP, Adão foi encaminhado para a Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru-Mirim, enquanto Francilene de Abreu ao presídio feminino em Pedrinhas.

Existe a possibilidade de essa mesma quadrilha ter assaltado duas vezes durante este ano esse banco [Bradesco], mas, estamos apurando o fato”Delegado Thiago Bardal – titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic)

Números

10 assaltos a bancos durante este ano no Maranhão

42 agências bancárias explodidas por criminosos no estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.