Irregularidade

Provas do Detran ainda são feitas só com um examinador

Resolução do Contran determina que no mínimo dois examinadores acompanhem os teste práticos para obtenção de habilitação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Examinador acompanha candidato a CNH durante exame prático
Examinador acompanha candidato a CNH durante exame prático (Examinador)

Segundo a Resolução Nº 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no Exame de Direção Veicular, o candidato deverá estar acompanhado, durante toda a prova, por no mínimo, dois examinadores, sendo pelo menos um deles habilitado na categoria igual ou superior à pretendida pelo candidato. Entretanto, o que se tem observado em São Luís é que os veículos que saem do pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) durante as provas de tráfego seguem apenas com o candidato e um examinador.

A resolução do Contran determina, entre outras ações, as normas e procedimentos para a realização dos exames práticos de direção veicular. De acordo com o artigo 14 do documento, no exame de direção veicular, o candidato deverá estar acompanhado, durante toda a prova, por, no mínimo, dois examinadores, sendo pelo menos um deles habilitado na categoria igual ou superior à pretendida pelo candidato. A determinação é valida para os candidatos que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de qualquer categoria.

Desrespeito
Na manhã de ontem, O Estado esteve no local onde estavam sendo realizados os exames de direção veicular e verificou a irregularidade. O espaço fica em uma área localizada ao lado da sede do Detran, na Avenida dos Franceses, na Vila Palmeira. Para os candidatos à categoria B, por exemplo, a primeira parte do exame, a baliza (estacionar o veículo entre dois obstáculos), é realizada no local e, se aprovado nessa etapa, o aluno fará a prova no trânsito convencional, na rua. O correto seria a existência de um examinador do lado de fora do veículo, enquanto o outro deveria estar dentro do automóvel acompanhando as ações do candidato. Quando o aluno terminasse de fazer a baliza, os dois examinadores acompanhariam o candidato no percurso do trânsito.

Porém, foi observada a presença de apenas um examinador, que passa a acompanhar o candidato dentro do automóvel quando ele é aprovado no teste de baliza. Enquanto esteve no local, O Estado flagrou seis veículos saindo para a avenida apenas com o candidato e um examinador.

Para os candidatos a obtenção da CNH da categoria A, que é necessária para a condução de motocicletas, é dispensado o teste de tráfego, uma vez que o exame é realizado em uma área determinada para esse fim e que deve simular todos os obstáculos que o candidato possa encontrar nas vias públicas. Apesar disso, também é necessária a presença de dois examinadores avaliando o aluno, o que também não é cumprido.

A situação já foi denunciada duas vezes por O Estado. A primeira reportagem sobre o assunto foi publicada em janeiro deste ano. Na época, o Detran não se manifestou sobre o caso. Em maio, houve nova denúncia e o órgão informou que no exame de direção veicular categoria (A) sempre foi cumprida a exigência de dois examinadores. Nas demais categorias (B, C, D e E) estavam sendo feitas as adequações necessárias, após o seletivo de examinadores realizado pelo órgão no ano passado.

Sobre a persistência do problema verificada ontem, O Estado procurou o órgão para que ele desse novos esclarecimentos, mas até o fechamento desta página não houve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.