Olimpíadas

Fukushima deve receber basebol e softbol nos Jogos de Tóquio 2020

Os Jogos Olímpicos do Japão em 2020 prometem disputa acirrada em todas as modalidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

SÃO PAULO, SP

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 aceitaram que as disputas de basebol e softbol do evento sejam realizadas Fukushima. Em 2011, após um forte terremoto, o local foi assolado por um tsunami, que atingiu a usina da região, causando um acidente nuclear de altas proporções.

A discussão foi iniciada no último mês, no encontro entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em Tóquio. A intenção da escolha da região como sede das disputas é mostrar uma mensagem de esperança e reconstrução.

Masao Uchibori, governador de Fukushima, se reuniu com Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020, e revelou que não faltará empenho.

“Nós vamos trabalhar com o Comitê Organizador para decidir a localização e fazer tudo o que pudermos para o evento em Fukushima ser um sucesso”, disse Uchibori à Associated Press.

A decisão final do COI sobre deverá ser tomada entre os dias 6 a 8 de dezembro, em reunião do Conselho Executivo em Lausanne, na Suíça.

Fukushima, que fica a 240 quilômetros de Tóquio, foi atingida por um tsunami gerado por um terremoto de intensidade 8,9 graus na escala Richter, no dia 11 de março de 2011. A usina nuclear foi atingida, gerando vazamentos radioativos, ocasionando um desastre nuclear.

Em Jogos Olímpicos, o basebol e o softbol foram disputados pela última vez em 2008, em Pequim. As duas modalidades, juntamente com surfe, caratê, skate e escalada esportiva, foram incluídas nos Jogos de Tóquio 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.