Livro

Debatendo literatura e história

O jornalista e escritor Eduardo Bueno é presença esperada hoje, às 20h, na programação da X Feira do Livro de São Luís, em andamento até o dia 13, com atividades em diferentes espaços da Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Eduardo Bueno é presença aguardada com expectativa na Felis
Eduardo Bueno é presença aguardada com expectativa na Felis (eduardo bueno)

Maior evento literário do Maranhão, a Feira do Livro de São Luís (Felis), em sua décima edição, teve início ontem, na Praia Grande, e hoje, prossegue a partir das 13h, com vasta programação. Um dos pontos altos desta terça-feira será a conferência do historiador, jornalista, escritor e tradutor Eduardo Bueno, às 20h, na Praça Nauro Machado. A programação também destacará outras duas interessantes atividades, sendo uma no Espaço Jovem e outra, no Café Literário do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

A presença de Eduardo Bueno está gerando expectativas. Com mediação do jornalista, historiador, professor e escritor Marcus Saldanha, o ilustre convidado discorrerá sobre o tema “Na Estrada da História”. Jornalista com atuação em varias áreas, Bueno trabalhou em diversos veículos de comunicação, com uma trajetória marcante em jornais como Zero Hora (RS), por exemplo. Ficou conhecido nacionalmente por traduzir “On the Road”, de Jack Kerouac, um clássico da cultura “beatnik” da década de 1950, que traduziu para o português como “Pé na Estrada”.

Entre setembro e novembro de 2007, Eduardo Bueno apresentou a série “É muita história”, durante o programa Fantástico, da Rede Globo. Em cada episódio, de cerca de 10 minutos, ele aparecia trajado como um dos personagens reais que havia participado do assunto em pauta e ia para as ruas conversar com o público. No episódio de estreia, “Um Dia de Fúria”, que tratou do famoso grito de “Independência ou morte”, bradado às margens do riacho Ipiranga, o escritor vestiu-se como Dom Pedro I e conversou com caminhoneiros que faziam o mesmo trajeto percorrido pelo príncipe no dia 7 de setembro.

Segundo o historiador Marcus Saldanha, será a primeira vez que Eduardo Bueno participará da Feira do Livro de São Luís. “Aceitei de pronto quando me convidaram para mediar. Afinal, havia algum tempo que tentava contato com Eduardo Bueno, inclusive no Rio Grande do Sul, mas todas as tentativas foram sem sucesso”, disse Marcus Saldanha.

O mediador revelou que sempre admirou a carreira de Eduardo Bueno na literatura. “Em 1998, ‘O Descobrimento do Brasil’ e ‘Traficantes e Degredados’ foram sucessos estrondosos. Aliás, não hesitei em fazer escolas e alunos comprarem exemplares e usarem o material também na sala de aula. A História estava muito viva ali nos livros e depois na TV por Eduardo Bueno”, disse Saldanha, referindo-se também ao sucesso de Bueno no programa Extraordinário, da SporTV.

Espaço Jovem

O evento também recebe hoje, às 17h, no Espaço Jovem, em frente à Casa do Maranhão, o romancista, contista e poeta Ferrez (Reginaldo Ferreira da Silva), que escreve sobre literatura de periferia. A mediação será de Talita Guimarães, que coordena o projeto “Literatura Mútua”, desenvolvido desde o ano passado, na Galeria Trapiche. Talita é escritora e já lançou dois livros, “Vila Tulipa” e “Recorte”. O espaço receberá escritores com perfil jovem todos os dias da feira.

A primeira obra de Ferrez chama-se “Fortaleza da Desilusão”, escrito em 1997. A obra que o projetou é intitulada “Capão Pecado”, lançada em 2001. Ele tem obras publicadas na França, Itália, Espanha, Portugal, México, Argentina, EUA, Alemanha e Inglaterra. Ligado ao movimento hip-hop, fundou o selo “Literatura Marginal” e atualmente escreve o seriado “171”, da Universal Chanel, além de ser conselheiro editorial do Le Monde Diplomatique Brasil. Ferrez tem ainda um blog, no qual escreve sobre militância e cultura de periferia.

Às 17h30, no Café Literário do Odylo Costa, filho, o professor Weverson Grizoste, do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas, falará sobre Gonçalves Dias, participará com o tema “Gonçalves Dias: As várias faces do poeta maior”. Doutor em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra (Portugal), Weverson Grizoste será recebido por Dino Cavalcante, professor da Universidade Federal do Maranhão, e Renata Ribeiro, do IFMA. O mediador será José Neery.

Homenageado

Este ano, a Feira do Livro de São Luís homenageia o poeta Gonçalves Dias e tem como tema “Ler a Cidade e Suas Memórias”. A programação desenrola-se em ruas, praças e espaços culturais da Praia Grande, com 36 estandes para livreiros, nove institucionais, cinco auditórios para palestras, debates e conferências, quatro espaços infantis e um palco principal na escadaria da Praça Nauro Machado.

As atividades acontecem nos principais espaços culturais da cidade, entre eles, o Cine Praia Grande, Casa do Maranhão, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Escola de Cinema, Beco Catarina Mina, estacionamento da Câmara Municipal, auditório da Defensoria Pública do Maranhão, auditório da Associação Comercial do Maranhão, Teatro João do Vale, Galeria Trapiche e Anfiteatro Beto Bittencourt. As ruas Trapiche, Portugal e Estrela também recebem atividades.

A Feira oferece mais de 120 atividades artísticas, 65 lançamentos de livros de escritores maranhenses, 28 palestras, mais de 20 oficinas, sete debates literários com escritores, pesquisadores e poetas maranhenses, 14 escritores nacionais e outras atividades paralelas de intervenções, exposições, vendas de livros e artigos literários.

Serviço

O quê

Conferência de Eduardo Bueno, na X Feira do Livro de São Luís (Felis)

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Praça Nauro Machado (Praia Grande

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.