Saúde animal

Campanha de vacinação de cães e gatos será realizada a partir de hoje, em São Luís

Agentes vão realizar a vacinação de casa em casa, sempre às sextas-feiras à tarde e aos sábados pela manhã; centro de São Luís será primeira área

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Vacinação de cães e gatos ocorrerá de casa em casa
Vacinação de cães e gatos ocorrerá de casa em casa (campanha raiva)

Cerca de 160 mil cães e gatos da capital maranhense serão imunizados a partir de hoje (4), na campanha de vacinação antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A primeira área a ser contemplada com a ação é o centro da cidade. Nas semanas seguintes, novas ações devem ocorrer em outras áreas da cidade. Uma equipe de 230 agentes vai realizar a vacinação dos animais de casa em casa, às sextas-feiras à tarde (13h às 17h) e aos sábados pela manhã (7h às 13h), encerrando a campanha no dia 17 de dezembro.

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), João Batista Pires, ressalta que a raiva é uma doença sem tratamento e invariavelmente fatal; por isso, é indispensável vacinar os animais. "Desde 2013 não temos em São Luís casos de raiva, e essa situação epidemiológica precisa ser mantida, com a única forma de controle possível que é a vacinação de cães e gatos, potenciais transmissores da doença. A campanha vai cobrir toda a cidade para cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde", explica.

A campanha será feita em 22 bairros da região central de São Luís e a população está sendo sensibilizada a permitir a entrada dos agentes - que estarão devidamente fardados - para vacinar todos os cães e gatos com idade a partir de três meses. A única restrição será para as fêmeas que estiverem no último mês de gestação. A campanha será reforçada com uma ação de educação em saúde, feita por técnicos da UVZ, que estão visitando a comunidade e orientando sobre condutas que contribuem para o bem-estar animal.

A Semus alerta que não haverá retorno dos agentes aos locais de vacinação; por isso, os cuidadores de animais das casas que estiverem fechadas no dia de realização da campanha devem posteriormente procurar a sede da UVZ, na Estrada de Ribamar, onde os cães e gatos poderão ser vacinados. Para além da campanha, a vacinação antirrábica de rotina para animais acontece em três postos fixos de vacinação: Unidade de Vigilância em Zoonoses, na Estrada de Ribamar; no Centro de Saúde Salomão Fiquene, localizado no Cohatrac, e o Centro de Saúde Yves Parga, localizado na Vila Maranhão e também nas edições do "Todos por São Luís".

A raiva é uma doença infecciosa, transmitida ao homem pelo vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente por meio de mordeduras. A doença provoca uma encefalite progressiva e aguda, sem tratamento e que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos.
Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.