Estado | Energia elétrica

Cemar executa ações de manutenção e prevenção

Equipes lavam componentes da rede de distribuição de energia para não haver interrupções no fornecimento de luz
21/10/2016 às 11h29
Cemar executa ações de manutenção e prevenção   Funcionário lava sistema de energia elétrica para prevenir futuros problemas (Divulgação)

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está executando ações de prevenção para melhor distribuição de energia no Maranhão. As lavagens de isoladores da rede de distribuição, subestações e linhas de transmissões energizadas são fundamentais para que não haja problemas quando começar a estação das chuvas.

O processo de lavagem é muito importante para a qualidade e continuidade do fornecimento da energia, pois retira o salitre e demais sujeiras da rede elétrica evitando a oscilação e a falta de energia provocada por uma forte ventania, podendo causar a queima de equipamentos elétricos residenciais e industriais, além de transformadores da companhia.

Caso a limpeza não seja feita, ao iniciarem as primeiras chuvas, o transformador de energia pode queimar, e além da falta de energia, causar um prejuízo de custo do equipamento e o desconforto para os clientes.

“Todo o investimento que é feito na Cemar durante todos esses anos pode cair por terra devido à ação da natureza, uma vez que não podemos controlar, mas podemos minimizar utilizando a lavagem de rede de forma contínua. Reiterando o compromisso da Companhia de disponibilizar ao cliente energia com qualidade e sem interrupções devido a esses fenômenos naturais”, destacou Midegarden Lavra, técnico de Distribuição da Cemar.

Manutenção

Em média, anualmente são lavadas 15 mil estruturas entre isoladores, chaves-fusível, chaves-faca e transformadores. Além da Região Metropolitana de São Luís, cidades como Barreirinhas, Tutóia e Humberto de Campos também recebem esta ação de manutenção.

A Cemar dispõe, ainda, de uma estação de tratamento que desmineraliza 8 mil litros de água por dia, para que a água usada na lavagem dos Isoladores, não provoque acidentes com eletricidade ao entrar em contato com as estruturas, ou seja, a lavagem feita não é com água comum e, somente a Distribuidora pode fazer este tipo de atividade, por conta dos riscos gerados.

As equipes de lavagem de rede da Cemar começaram a se mobilizar no mês passado e realizarão o processo até fevereiro de 2017, com três equipes na capital e uma equipe no interior durante a semana, com capacidade de até 120 lavagens por dia, que podem realizar o serviço robotizado ou manual.

São ações como esta que reforçam o Maranhão como o estado com a melhor energia do Brasil no ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que avalia a melhor distribuidora por meio do índice de Desempenho Global de Continuidade.

Mais

Estações climáticas no Maranhão

No Maranhão, as estações climáticas se resumem normalmente ao tempo seco e tempo chuvoso, acompanhado de fortes ventos. De janeiro a junho chove bastante na capital, e ao começar o mês de julho até novembro as chuvas cessam e os ventos ficam mais fortes, principalmente de agosto a outubro.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte