Tendência que vem conquistando adeptos de diversos ramos nos grandes centros urbanos como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o coworking também já está presente no mercado maranhense. O serviço consiste no compartilhamento de espaços nos quais os usuários podem utilizar como seus ambientes de trabalho.
De 378 espaços ativos de coworking em todo o Brasil, apenas cinco estão em solo maranhense - quatro em São Luís -, segundo o Censo Coworking Brasil 2016. A novidade é maior ainda quando se fala em áreas como arquitetura, decoração, design de interiores e engenharia, já que o perfil do setor está em torno principalmente de áreas como consultoria, comunicação, jurídico e negócios sociais.
Para profissionais em início de carreira, ou sem condições financeiras de manter um escritório próprio ou alugado, o serviço oferece bastantes benefícios. “Com muitos arquitetos procurando diminuir seus custos e buscando meios mais baratos para trabalhar, surgiu a ideia, para que os profissionais possam atuar com custos menores e maior desenvolvimento em suas atividades”, comentou o empresário Rafael Cardoso, proprietário do Espaço Coworking de Arquitetura.
Compartilhado
Rafael, juntamente com a irmã e sócia Gláucia Cardoso, teve o insight de investir no primeiro negócio do segmento voltado a esses profissionais no Maranhão. Com o serviço de locação de um local compartilhado, o cliente pode estabelecer escritório, atender clientes e desenvolver projetos, sem o isolamento do home office ou as distrações de locais públicos.
Assim, o usuário dispõe de um ambiente totalmente equipado com mesas de trabalho compartilhadas, espaço conforto e salas de atendimento. Ao mesmo tempo em que fica despreocupado com o pagamento das contas de energia elétrica e internet, entre outras despesas fixas para manutenção de um escritório convencional.
“Acreditamos que o serviço é promissor, pois há muitos arquitetos, designers e engenheiros trocando escritórios convencionais por um espaço dentro da própria casa”, afirma Rafael Cardoso, ao frisar a grande procura pelo serviço na capital maranhense.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.