Para ser modelo não é necessário ter um corpo de Gisele Bündchen desejado por muitos. E a maranhense Marta Raposo, de 82,5 kg, está aí para provar. Ela vai representar o Maranhão no Miss Brasil Plus Size, que acontecerá em São Paulo de 20 a 22 de janeiro de 2017.
O já tradicional evento vai reunir candidatas de todo o Brasil, que serão avaliadas da mesma forma e rigor de um concurso de modelo tradicional. A diferença é que o peso das candidatas é acima das medidas das modelos convencionais. No entanto, isso de forma alguma se transforma em um empecilho para que as concorrentes esbanjem beleza, simpatia, elegância, desenvoltura e confiança ao longo da passarela, atraindo a atenção de todos.
Trajetória
Mais do que o concurso de beleza, o evento também é uma forma de quebrar paradigmas da sociedade, principalmente aqueles relacionados ao culto ao corpo perfeito. Para a modelo Marta Raposo, com os seus 82,5 kg, é perfeitamente possível ser feliz e com boa saúde.
“Eu não preciso ficar magra para agradar os outros. A gordura não está necessariamente relacionada a falta de saúde. Eu aprendi a me cuidar e me amar”, destacou a modelo. No entanto, ela também enfrentou o preconceito de muitas pessoas por estar “acima do peso”.
As agressões sofridas por ela deram-se principalmente durante a juventude. “O gordo acaba sendo sempre alvo de críticas e preconceitos. Eu cresci sofrendo bullying e isso mexeu com a minha auto-estima. Quando o preconceito surge, vem te bombardeando”, contou.
Porém, ela conseguiu superar todos esses obstáculos que lhe foram impostos e seguiu em frente. Se inscreveu no concurso Miss Maranhão Plus Size 2017 e sagrou-se campeã. “Foi uma surpresa para mim. Fiz a minha inscrição, mas não estava muito confiante. Mas dessa forma eu pude dar uma resposta para o preconceito”, frisou. A vitória no concurso local lhe deu o direito a participar da etapa nacional.
A seleção da etapa local foi virtual e as candidatas tiveram de enviar várias fotos por meio das quais foram avaliadas as suas medidas, harmonia corporal, beleza entre outros fatores. A próxima etapa, o evento nacional, será presencial e ainda mais difícil, o que exigirá um esforço maior das candidatas. Mesmo assim, Marta Raposo está confiante no título.
Futuro
Além do título de Miss Brasil Plus Size, a vencedora do concurso de beleza ganhará uma viagem para Nova York com direito a acompanhante e um contrato com a Agência Impacto com vigência de um ano. Atualmente, Marta Raposo usa a sua conta no Instagram (@martamartinsrap) para divulgar os seus trabalhos e a ajuda dos seus patrocinadores (Salão Majestic, Clínica de Estética Poderosa, Lanny Medeiros Make Up, Viegas Make Up, Spa das Sombrancelhas e Fogo de Luz).
No futuro, a miss pretende seguir na carreira de modelo. “A moda Plus Size vem crescendo no Maranhão. Existem portas abertas para esse mundo”, destacou. Paralelamente a isso, ela pretende seguir a carreira de corretagem de imóveis e continuar estudando. Ela está fazendo graduação em Ciências Imobiliárias na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“A moda Plus Size vem crescendo no Maranhão. Existem portas abertas para esse mundo”
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.