Eleição 2016

Tropas federais chegarão em São Luís para reforçar segurança das eleições

Medida foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral, após a ocorrência de ataques a escolas que receberiam sessões eleitorais na cidade no primeiro turno.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Tropas federais estarão de volta a São Luís no segundo turno)

A capital maranhense receberá tropas federais para o reforço da segurança do segundo turno das eleições municipais (previsto para acontecer no dia 30 deste mês). A autorização para o envio de reforço das tropas foi dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão realizada ontem (13).

O Tribunal não informou, até o momento, o contingente que será encaminhado para a cidade. De acordo com o TSE, o envio de reforço era necessário, após os episódios registrados às vésperas do primeiro turno deste ano na cidade. Na ocasião, pelo menos seis escolas – que também funcionariam como locais de votação – foram atacados por criminosos.

Segundo o voto do relator do pedido, ministro Henrique Neves, a atuação das forças de segurança federais em São Luís “ é necessária”. Ao contrário do que ocorreu no primeiro turno, quando partiu do Governo do Maranhão o pedido de reforço federal para a cidade, desta vez, a autorização foi dada sem a necessidade de pedido do Poder Executivo Estadual.

Ainda de acordo com o TSE, as tropas federais deverão chegar a São Luís até o dia 28 deste mês. Além da capital maranhense, outros contingentes federais também poderão ser encaminhados para as cidades de Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ), que solicitaram reforço.

Relembre

Por causa dos ataques às unidades escolares de São Luís, no primeiro turno, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, esteve no dia 1º deste mês na capital maranhense, acompanhando do ministro da Defesa, Raul Jungmann. Eles visitaram, na oportunidade, a escola Darcy Ribeiro (na avenida dos Africanos) e verificaram a execução das obras de recuperação da escola.

No primeiro turno das eleições, não foi registrado qualquer incidente mais grave na cidade. Além das tropas federais, homens da Polícia Militar do Maranhão (PM) também ajudaram na segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.