Dia das Crianças

Dia de brincadeiras e diversão para as crianças

Feriado alusivo à Nossa Senhora Aparecida também homenageia as crianças, que se alegraram em diferentes festas espalhadas por bairros de São Luís

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Crianças se divertem em pula-pula em festa organizada no bairro Lira/Biné Morais
Crianças se divertem em pula-pula em festa organizada no bairro Lira/Biné Morais (Dia das Crianças)

A criançada aproveitou o dia dedicado a elas ontem e se divertiu sem parar em atividades recreativas por toda São Luís. As ações voltadas para os pequeninos ocorreram, em sua maioria, durante a manhã e mobilizaram diferentes comunidades da cidade.
No São Francisco – na Travessa Antônio Rêgo – o projeto “Faça uma criança sorrir”, realizado há 15 anos, promoveu na manhã e tarde de ontem, várias brincadeiras. Desde competições de travinha, passando por campeonatos de vôlei e shows com artistas circenses distraíram as crianças, num exemplo de cidadania. O organizador do evento, Wilker Luís de Abreu, disse que este ano a ajuda para a promoção das atividades foi menor que no ano passado. “Mesmo assim, a gente faz questão de sempre ajudar estas crianças, pois um dia já estive na condição delas, de querer um brinquedo e o pai ou a mãe não poder ajudar”, disse.
A festa foi realizada com o auxílio de patrocinadores e voluntários (que também são moradores do bairro São Francisco). Um dos “ajudantes” foi o mecânico Marco Aurélio Pereira, de 45 anos, que fechou a oficina por um único dia para participar do evento. “É uma forma de trazer alegria para estas crianças que, muitas vezes, não têm motivos para sorrir. E numa festa desta, a criança se solta, brinca, se diverte, como se não existisse o outro dia”, afirmou.
Uma das crianças mais animadas durante as brincadeiras promovidas pelo projeto “Faça uma criança sorrir” era William, de apenas 9 anos. Torcedor apenas da Seleção Brasileira, ele vestiu uma camisa canarinho – dada pelo pai dele e personalizada com o nome do ídolo Neymar Jr. – e participou da competição de travinha. O saldo esportivo não foi tão bom e o time dele perdeu logo o primeiro jogo. “ Eu gostei, quase fiz um gol mas não deu. Eu sempre gosto de vir e me divertir com meus amigos”, disse o jovem.
Além das competições, também foram distribuídos lanches e 1.300 brinquedos às crianças. “Para mim, não há maior prêmio no ano do que fazer este evento”, declarou Wilker Luís de Abreu.

Outros bairros
No bairro Lira, desde às 8h de ontem, voluntários da própria comunidade realizaram atividades na praça de São Rocque, (em frente à escola Sousândrade). O Dia da Criança especial contou com oficinas de pintura, promoção de brincadeiras “das antigas”, como amarelinha e pula-corda, e pula-pula. “A comunidade se encontra todo Dia das Crianças há pelo menos 10 anos. É uma forma de a gente se socializar e estar junto, mais próximo”, disse um dos colaboradores do evento, Alan Soares.
No bairro Liberdade, uma rede de supermercados (situada em frente ao 8º Distrito Policial) organizou, ainda na manhã de ontem, a distribuição gratuita de lanches e de 5 mil brinquedos para as crianças. Algumas delas chegaram ao local às 6h20, faltando ainda mais de quatro horas para a distribuição. “Eu queria ganhar um carrinho”, disse Gabriel, de apenas 8 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.