Jubileu de Prata

HU-UFMA comemora 25 anos como hospital universitário

Unidade de saúde foi cedida à universidade pelo Ministério da Saúde em 17 de janeiro de 1991; para celebrar as conquistas ao longo dos anos, uma programação repleta de atividades dará um toque especial para o mês de outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Hospital já fez mais 1,3 milhão de atendimentos
Hospital já fez mais 1,3 milhão de atendimentos (hospital universitario h )

Completar um ano de existência é uma grande conquista - o que falar, então, quando uma instituição completa 25 anos de crescimento diário em prol da educação e de uma assistência de qualidade à população de um estado? A equipe do Hospital Universitário da UFMA comemora esses 25 anos, que representam apenas o período após o Ministério da Saúde ceder, em 17 de janeiro de 1991, o Hospital Presidente Dutra e o Hospital Materno Infantil para a Universidade Federal do Maranhão.

Para comemorar a data, uma programação repleta de atividades dará um toque especial para o mês de outubro. Entre elas estão a Corrida do HU-UFMA, IV Feira do Trabalhador, IX Jornada Científica, Cerimônia oficial de comemoração do jubileu de prata, mutirões de saúde para redução da fila do hospital, entre outros.

O hospital

Ao longo desses anos, foram mais de 1 milhão e 300 mil atendimentos ambulatoriais à população, entre exames e consultas, e cerca de 18.000 internações realizadas anualmente. Na esfera do ensino, a cada ano cerca de 1.200 acadêmicos nas diversas áreas buscaram no hospital um aperfeiçoamento de seus conhecimentos e uma média de 1.400 residentes formados ao longo desse período. Além disso, o crescimento estrutural e tecnológico é notório.

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Maranhão é composto por duas unidades hospitalares: Presidente Dutra e Materno Infantil. Também integram o complexo 10 unidades ambulatórias: Unidade Campus do Bacanga (dentro da Universidade); Centro de Pesquisa Clínica (Cepec); Centro de Referência em Gastroenterologia e Hepatologia e Centro de Referência em Endocrinologia e Diabetes; Centro de Referência em Oftalmologia; Serviço de Litotripsia e Análises Clínicas; Centro de Prevenção de Doenças Renais; Programa de Assistência ao Paciente Asmático e Ambulatório de Dor Crônica; Banco de Tumores; Ambulatório de Cirurgia Bariátrica e Dermatologia; e Prédio Lilian Flores.

Tem atualmente 573 leitos, sendo 77 de UTI (Neonatal, Adulto e Pediátrica), além de 16 salas de cirurgias. No período de 1997 a 2007, durante a gestão do prof. Natalino Salgado Filho, o HU-UFMA passou por grandes transformações na área estrutural e no ensino. Foi o início da implantação dos serviços de alta complexidade, a exemplo de transplantes, cirurgia cardiovascular, hemodinâmica, neuro-cirurgia, traumato-ortopedia e UTI neonatal.

Ações

Nas gestões seguintes, muitas ações foram concebidas e implantadas, visando consolidar a instituição como hospital de ensino, referência para o estado e país. Uma das grandes conquistas foi à implantação do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU), que tem proporcionado a unificação administrativa por meio de um software livre para atender às necessidades de gerenciamento dos serviços e atividades hospitalares, melhorando as práticas de todo o complexo HU-UFMA.

Na assistência, o Hospital Universitário buscou, a cada ano, atualizações tecnológicas mediante a aquisição de equipamentos, além da reforma e adequação de vários serviços visando alcançar melhorias estruturais.

O hospital também se destaca na pesquisa com o Centro de Pesquisa Clínica- CEPEC e com a revista “Pesquisa em Saúde”, cujo corpo editorial é formado por expoentes pesquisadores nacionais e internacionais e, somada a veiculação em mídia impressa e eletrônica, posicionou o periódico do Hospital Universitário entre as importantes publicações da área da saúde no Brasil.

Ligas

Por sua vez, a extensão foi marcada pela criação de novas Ligas Acadêmicas e com elas foram desenvolvidas várias ações em prol da comunidade maranhense, tendo como aliados os trabalhos desenvolvidos no campo do ensino, com a ampliação da oferta para novos ingressos na Residência Multiprofissional em Saúde e a aprovação de novos programas na Residência Médica e a criação do Programa da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

A consolidação desses programas é fruto de uma busca constante por metas e objetivos, realizada pelos diretores do HU-UFMA e, atualmente, tendo como base o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – REHUF, com provimento de recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS).

Gestão

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. A Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados.

O primeiro concurso da Ebserh destinado para o HU-UFMA foi marcado por ter sido o maior concurso público realizado no Maranhão. Ele ofereceu 1.877 vagas, das quais já foram convocados até setembro deste ano 1.635 profissionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.