Eleições 2016

Câmara e Senado devem ficar vazios nesta semana

Campanha eleitoral entra em sua reta final e senadores e deputados intensificarão campanha em suas bases

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
No Congresso, a previsão é de que não haja sessões nos próximos dias
No Congresso, a previsão é de que não haja sessões nos próximos dias (Congresso)

Brasília

A reta final da corrida pelas cadeiras nas prefeituras e nas câmaras municipais paralisará o Congresso Nacional nesta última semana de campanha eleitoral.
Além das dezenas de deputados e senadores candidatos a prefeito, há outros que se transformaram em cabos eleitorais de luxo para aliados políticos de suas bases eleitorais e de seus partidos.
Uma constelação de congressistas está percorrendo milhares de quilômetros para emprestar prestígio a candidatos na eleição municipal.
Entre esses congressistas, está o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que diz visitar até cinco municípios por dia quando está em Alagoas.
A explicação para tanto esforço e dedicação em favor de aliados é bem pragmática. Mesmo os deputados e senadores que não estão disputando a eleição municipal fazem questão de suar a camiseta agora de olho em 2018, ano em que esperam contar com o apoio e o empenho da legião de prefeitos e vereadores para tentar se reeleger para a Câmara e para o Senado.
Por causa da eleição, as duas casas do Congresso Nacional estão em "recesso branco" pelo menos até 2 de outubro, dia do primeiro turno da eleição. Ou seja, nesse período, não haverá votações na Câmara e no Senado.
Dos 513 deputados, 48 (quase 10% do total) concorrem a prefeito ou vice-prefeito. No Senado, há somente dois candidatos: Marta Suplicy (PMDB-SP) – que tenta retornar ao comando da Prefeitura de São Paulo – e Marcelo Crivella (PRB-RJ) – que disputa a sucessão de Eduardo Paes (PMDB) no Rio de Jameiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.