Protesto em São Luís

Moradores do São Cristóvão farão novo protesto

Manifestantes se sentem lesados com as condições precárias do bairro

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Os moradores do São Cristóvão interditaram uma das ruas transversais
Os moradores do São Cristóvão interditaram uma das ruas transversais (Moradores)

Um grupo de moradores do bairro São Cristóvão bloquearam, por cerca de meia hora nesta sexta-feira (23) um dos sentidos (Forquilha-Aeroporto) da avenida Guajajaras, nas proximidades da agência do Banco do Brasil. De acordo com os organizadores, o protesto foi motivado pela suspensão das obras de asfaltamento (de responsabilidade da Prefeitura de São Luís) de pelo menos 10 ruas do bairro.

O protesto começou por volta do meio-dia. Com pneus, pedaços de madeira, restos de construção e até cadeiras de plástico, os moradores fecharam a via em um dos horários com maior fluxo de veículos. Como consequência, um grande engarrafamento – que se estendeu até a rotatória da Forquilha – foi formado.

Além de bloquear a via, alguns moradores chegaram a atear fogo nos pneus. O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) foi acionado, em seguida, e conseguiu conter as chamas. Em seguida, policiais militares também foram encaminhados para o local e negociaram com os manifestantes a desobstrução da via, que ocorreu de forma pacífica e sem qualquer tumulto ao meio-dia e meia.

Após o protesto na avenida, os manifestantes foram até as ruas do bairro para continuar com o protesto. “ Queremos algo apenas que nós temos direitos como cidadãos. A Prefeitura [de São Luís] começou a obra e simplesmente não terminou. Não se pode permitir isso de maneira nenhuma”, disse a dona-de-casa Francisca Maria de Souza, que mora no São Cristóvão há 30 anos.

De acordo com a também moradora do São Cristóvão, Edilete Silva, até as máquinas trazidas pela Prefeitura para a execução dos serviços de pavimentação foram aparentemente abandonadas. “ Até poucos dias estavam aí, e de repente foram embora. Estamos sem saber o que fazer há pelo menos 10 dias e exigimos providências. Em algumas ruas, a Prefeitura começou a asfaltar e não terminou. Como é que pode isso? ”, disse a moradora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.