Furto de energia

Fraudador de medidor de energia é preso na Cohama

Homem conhecido como Besteira foi detido quando estava adulterando aparelho de uma empresa

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Um dos maiores fraudadores de medidores de energia elétrica da Ilha, identificado como Joelder Oliveira Torres, Besteira, de 36 anos, foi preso na sexta-feira, 23, durante uma incursão feita pela equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no bairro da Cohama. Ainda segundo a polícia, ele possui mais de 18 inquéritos policiais por essa prática desse crime somente neste ano.

O superintendente da Seic, delegado Thiago Bardal, declarou que a polícia vinha monitorando os passos desse criminoso algum tempo. No decorrer da investigação, os policiais constataram que Besteira é funcionário público municipal de uma das cidades da Região Metropolitana de São Luís e conseguia adulterar os medidores de energia tanto o mecânico quanto o digital. Por esse serviço era pago a ele uma determinada quantia em dinheiro. “Os medidores eram travados e passava energia, mas, esse consumo não era contabilizado”, informou o delegado.

Na manhã da última sexta-feira, Besteira foi preso quando estava adulterando um medidor de energia elétrica do estabelecimento comercial Vips Lava Auto, na Cohama. Os policiais apreenderam ainda o material utilizado por ele em suas ações ilegais como alicates, luvas, chave de fenda e até mesmo fios de cobre. Thiago Bardal afirmou que o proprietário desse lava jato, Walber Jerônimo Carvalho, de 26 anos, também foi conduzido à sede da Seic, no Bairro de Fátima. Os dois detidos vão responder pelo crime de furto qualificado.

Cohafuma

No começo da tarde de sexta-feira, 23, a equipe da Seic prendeu cinco pessoas, que estavam em um apartamento, localizado em um edifício, no bairro do Cohafuma, e também apreendeu computadores. Eles foram conduzidos para a Seic e ouvidos pelo delegado Ney Anderson, diretor do Departamento de Combate ao Crime Organizado. Até o fechamento desta edição, a polícia não tinha divulgado os nomes dos detidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.