Campanha de Multivacinação

Dia "D" de multivacinação movimenta 64 postos de saúde

Ministério da Saúde disponibilizou 85 mil doses de 14 tipos de vacinas somente para a capital maranhense este ano; uma das metas propostas é a redução das doenças imunopreveníveis e do abandono à imunização

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
A vacina contra o HPV estará disponível
A vacina contra o HPV estará disponível (A vacina)

Este sábado é o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação, que está sendo realizada desde sábado passado em todo o Brasil. Em São Luís, os 64 postos de saúde estão preparados para receber a demanda.
Ao todo, o Ministério da Saúde disponibilizou 85 mil doses de 14 tipos de vacinas para a capital maranhense. Este ano, a ação será voltada para menores de 5 anos, para crianças de 9 anos e 10 anos até adolescentes de 15 anos incompletos.

Esta é a primeira vez que todas as vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS): hepatite A, VIP (pólio), meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela (catapora), pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP (difteria, tétano e conqueluche), tríplice viral e VOP (poliomielite).

Segundo Charlene Luso, da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta campanha as vacinas estarão disponíveis somente nos postos por conta da quantidade e da variedade de doses ofertadas.

A coordenadora também alertou para a Cartão de Vacinação não ser esquecida, já que o principal objetivo da campanha é realizar a atualização dos dados contidos no documento.

Além disso, o Ministério da Saúde espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação. Como a campanha será de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada.

A orientação do Ministério é que as salas de vacinação permaneçam em atividade durante todo o dia. Em São Luís, os postos funcionam hoje das 8h às 17h. A campanha segue até 30 de setembro.
Mudanças

Em janeiro de 2016, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente.

Devido ao fato de que a poliomielite está em processo de erradicação, a vacina oral poliomielite trivalente (VOPt) será substituída, a partir deste ano, pela vacina oral poliomielite bivalente (VOPb).

Essa estratégia está em conformidade com as recomendações do Plano Global de Erradicação da Poliomielite 2013/2018, para a redução gradual de utilização de vacinas orais poliomielite.

O esquema de vacinação se dá em três doses (2, 4 e 6 meses de idade) com vacina inativada poliomielite (VIP) e dois reforços (15 meses e aos 4 anos de idade) com a vacina oral poliomielite trivalente (VOPt).

Dessa forma, a vacina VOPb será ofertada na Campanha Nacional de Multivacinação e, após esse período, enviada mensalmente aos estados para ser administrada nos reforços. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.