Indígenas

Aluisio Mendes propõe pacificação em terras invadidas por indígenas

Deputado articulou conversa entre entidades e indígenas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

A Comissão de Pequenos Produtores dos municípios de Viana, Matinha e Penalva foi recebida na presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) esta semana em Brasília, para relatar o clima de tensão e medo que se instalou na região, com a invasão de terras por um grupo armado que se declara indígena.

O encontro foi articulado pelo deputado federal Aluisio Mendes, que cobrou ações para pacificação na área.

O diretor de proteção territorial da Funai, Walter Coutinho Júnior, acatou a sugestão do parlamentar e enviará até o final de setembro equipe de técnicos para se reunir na região com representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, produtores e do grupo que se declara indígena.

A reunião visa informar que a Funai não apoia este tipo de ação violenta e que medidas judiciais estão sendo tomadas para respaldar o direito de propriedade, até que se discuta se o grupo tem direito a essa área ou não. Os moradores temem assassinatos nas disputas por terras.

Ao final do encontro, a comissão também solicitou que a instituição viabilize estudo, para atestar a existência de grupos indígenas na região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.