Cívico-militar

Estado monta às pressas estrutura para o Desfile da Independência

Até a manhã de ontem não havia nenhum sinal da montagem da estrutura na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, onde acontece o desfile das Forças Armadas; atividades começaram apenas à tarde e se estenderam pela noite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Após O Estado questionar a ausência da estrutura para realização do Desfile da Independência na segunda-feira, a montagem começou a ser realizada na tarde de on­tem, na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em São Luís. Ao longo de toda a noite, os funcionários trabalharam na montagem do palco, onde estarão as autoridades, e da iluminação no local.

Ainda durante a manhã, OEstadoMA.com publicou reportagem mostrando que, na véspera do desfile cívico-militar, não havia sinal da estrutura no local. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que o tradicional desfile de 7 de Setembro é organizado pelas Forças Armadas, eximindo-se, dessa forma, da responsabilidade.

No entanto, na tarde de ontem, funcionários de uma empresa contratada pelo Governo do Estado começaram a trabalhar na montagem da estrutura metálica. Ainda ontem, oficiais do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL) estiveram no local em missão de reconhecimento, para acompanhar as atividades.

Efetivos
O tradicional desfile, a partir das 8h, reunirá na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, militares da Marinha, representada pela Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA); Exército, representado pelo 24º BIL, e da Ae­ronáutica, representada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros (CBMM) também participarão do desfile.

O 24º BIL levará para a avenida cerca de 400 militares e 12 viaturas. Três ex-combatentes maranhenses da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram durante a 2ª Guerra Mundial participam do desfile. Além disso, 50 crianças do projeto Força no Esporte, que participam de atividades nas unidades militares do 24º BIL também participarão do evento.

De acordo com o coronel Carlos Azevedo, comandante do 24º BIL, o Exército também participará disponibilizando a Banda de Música, que fará a sua apresentação durante os hasteamento das bandeiras e ao longo de todo o desfile.

“Esse é um evento cívico militar, que aproxima as Forças Armadas da sociedade. Esperamos uma boa participação popular de todas as idades para esse grande exercício da cidadania”, pontuou o coronel Azevedo.

A Capitania dos Portos do Maranhão (representando a Marinha) levará para o desfile 35 graduados da capitania, cinco oficiais e 20 fuzileiros navais, além de uma moto aquática e uma lancha. Para o capitão de mar e guerra André Trindade, esse é um momento simbólico.

“A data representa um dos maiores eventos do país porque simboliza a separação de Portugal e a ascensão do Brasil como uma nação. Ele tem tudo a ver com os militares que defendem a nossa soberania. É um evento bonito que representa uma grande congregação”, destacou.

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), representando a Aeronáutica, levará para o desfile cerca de 350 militares. Também será mostrado ao público presente uma réplica em tamanho real do Veículo Suborbital (VSB – 30), foguete esse utilizado para os experimentos.

“O 7 de setembro marca o momento de estreitar laços entre forças armadas e a população como um todo, trazendo um sentimento de patriotismo muito forte rememorado a data de sua independência”, assinalou o coronel-aviador Cláudio Olany, diretor do CLA.

As Forças Estaduais de Segurança Pública também participarão do tradicional desfile. O Corpo de Bombeiros levará integrantes da academia de formação de oficiais, do Colégio Militar, Bombeiro Mi­rim, dos cursos de habilitação de oficiais, do curso de combate a incêndios entre outros. As viaturas utilizadas pelas corporação no dia a dia também serão levadas. A Polícia Militar (PM), por sua vez, exibirá parte do contingente e viaturas das unidades que compõem a corporação.

SAIBA MAIS

Conhecido como o Dia da Independência, 7 de Setembro é um feriado marcado por eventos como desfiles cívico-militares por todo o país, aos quais milhares de pessoas comparecem.

Trânsito será alterado na região do desfile militar

Por causa do desfile, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fará a interdição de algumas avenidas da capital e modificará o itinerário das linhas de ônibus que circulam nestas vias hoje, das 6h30min às 14h.

No Anel Viário, trecho compreendido entre a Fonte do Bispo (concentração) até o cruzamento da Avenida Senador Vitorino Frei­re com Avenida Kennedy (área de dispersão), será interditado para a realização desfile. Dessa forma, fica proibido o tráfego de veículos na referida área, bem como o acesso de veículos nas transversais nos horários de 6h às 14h30, de hoje.

A SMTT informou que o ingresso de veículos na área interditada se restringirá aos carros de serviços do evento, devidamente credenciados, veículos da SMTT, da limpeza urbana, além de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ambulâncias.As alterações dos itinerários das linhas de ônibus ocorrerão da seguinte forma:

Sentido 1 - Origem: Área Itaqui-Bacanga/Barragem do Bacanga/Avenida Vitorino Freire e Avenida dos Africanos. Desvio pela Barragem do Bacanga, Av. Senador Vitorino Freire (pista em mão única no sentido Areinha, dividida em cones), Avenida dos Africanos, segue o itinerário normal.

Sentido 2 - Origem: Avenida São Marçal/Avenida Kenne­dy/Ave­nida Senador Vitorino Freire/Avenida Kennedy e Avenida Jaime Tavares. Desvio pela Avenida São Marçal, Avenida Getúlio Vargas, Canto da Fabril, Travessa do Galpão e segue o itinerário normal.

Sentido 3 - Origem: Rotatória da Fonte do Bispo/Ceprama/Barragem do Bacanga/Avenida dos Africanos. Desvio pela Fonte do Bispo, Passarela do Samba, Avenida Vitorino Freire, desvio pela via auxiliar do Marujo, Barragem do Bacanga, Avenida dos Portugueses, seguindo ou retornando na UFMA, Avenida dos Portugueses, voltando pela Barragem do Bacanga e segue pela Avenida dos Africanos.

Sentido 4 - Origem: Avenida Camboa/Avenida Senador Vitorino Freire e Avenida Kennedy. Desvio pela Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Vitorino Freire, Avenida Camboa, Avenida Vitorino Freire, desvio pela Avenida Kennedy e segue pela Praça da Bíblia.

Sentido 5 - Origem: linhas que passam pela Avenida dos Africanos, Avenida Vitorino Freire e Fonte do Bispo. Desvio pela Avenida dos Africanos, desvio pelo retorno fundo Rádio São Luís, trafegando em mão dupla (dividida por cones), na Avenida Vitorino Freire (lado oposto), passando pela entrada da Barragem do Bacanga, seguindo até a Rotatória da Fonte do Bispo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.