Celebração

Desfile cívico-militar acontecerá amanhã

Ato, que comemora a Independência do Brasil, será realizado pelas Forças Armadas; diversas entidades vão participar da programação na Av. Vitorino Freire

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Acontece nesta sexta-feira o desfile cívico-militar, em comemoração à Independência do Brasil
Acontece nesta sexta-feira o desfile cívico-militar, em comemoração à Independência do Brasil (desfile militar)

Está confirmado para acontecer amanhã, 7, em São Luís o desfile cívico-militar, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. O ato de celebração será realizado na Avenida Vitorino Freire, nas proximidades do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), com realização das Forças Armadas e apoio da Prefeitura e do Governo Estadual. As informações foram repassadas pelo coronel do Exército, Marcos Vinícius Soares Guimarães de Oliveira, comandante do 24° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

Além de tropas do Exército, Ae­ronáutica e Marinha, participarão do evento tropas do Corpo de Bom­beiros Militar, Polícia Militar, integrantes da entidade Cruz Vermelha, entre outras instituições. O público poderá contemplar o desfile às margens da via.
“Fizemos duas reuniões de coordenação com diversos órgãos. Para facilitar a montagem do desfile, reunimos um pessoal do governo estadual, da Prefeitura de São Luís, representantes da Marinha, Aeronáutica e outras entidades que querem participar.

Cada um ficou com uma atribuição, como, por exemplo, os palanques, que serão dois: um será montado pelo governo e outro pela Prefeitura. O controle do fluxo de veículos será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)”, explicou o coronel do Exército Marcos Vinícius Soares Guimarães de Oliveira, comandante do 24° Batalhão de Infantaria de Selva.

A programação está marcada para ser iniciada às 8h, com o hasteamen­to da Bandeira do Brasil, principal símbolo nacional. O desfile começa por volta das 9h e segue até as 11h. A concentração do evento é em fren­te ao TRE-MA.

FIQUE SABENDO

Até o ano de 2014, o tradicional e histórico desfile estudantil no Dia da Raça, comemorado dia 5 de setembro, também era realizado na Avenida Vitorino Freire. Bandas e fanfarras marchavam em filas no Anel Viário, com mensagens de patriotismo e civismo. Grupos de São Luís e do interior do Estado se concentravam na capital maranhense. A festividade foi extinta em 2015, pela atual gestão estadual e, em reportagem de O Estado publicada dia 1º de setembro, representantes do segmento denunciaram que só acumulam prejuízos e até hoje aguardam uma justificativa sobre o fim da festividade. “As bandas se preparavam o ano inteiro para tocar e desfilar todo dia 5 de setembro, no Dia da Raça. Era o espaço, a oportunidade, de apresentações e faturamento. Era a culminância para os estudantes também participarem do Desfile Militar no Dia da Independência. De 5 a 7 mil alunos oriundos de escolas municipais, estaduais e particulares desfilavam no evento. Hoje, está tudo parado, destruído. Vamos tentando sobreviver como podemos, mas é difícil. O governo estadual até hoje não deu uma justificativa plausível sobre o fim”, relatou Sandro de Jesus dos Santos, de 45, presidente da Federação Maranhense da Bandas e Fanfarras.

SAIBA MAIS

A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 7 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro, alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal.

SÍMBOLOS NACIONAIS

Os Símbolos Nacionais, implementados pela Lei n° 5.700 de 1º de setembro de 1971, representam a união nacional do nosso país. São eles: Bandeira Nacional, Armas Nacionais, Selo Nacional e o Hino Nacional. Incluídos na Constituição, eles possuem um grande valor histórico e identificam a nação brasileira. Juntos, eles assinalam o sentimento de união da nação bem como a soberania do país. O Dia dos Símbolos Nacionais é comemorado dia 18 de setembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.