Inspeção

Depois de notificar Socorrão II, DPE-MA realiza vistoria no Hospital Carlos Macieira

A equipe colheu depoimentos e averiguou questões relacionadas à aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência

O ESTADOMA.COM, com informações do DPE-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
É a segunda unidade de saúde, depois do Socorrão II, que recebe a inspeção e notificação do DPE-MA.
É a segunda unidade de saúde, depois do Socorrão II, que recebe a inspeção e notificação do DPE-MA. ( DPE-MA)

SÃO LUÍS - Para averiguar a infraestrutura, as condições de acessibilidade e de atendimento dos hospitais públicos de São Luís, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) realizou, na última sexta-feira (26), vistoria técnica no Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. É a segunda unidade de saúde, depois do Socorrão II, que recebe a inspeção e notificação do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde e dos Centros Integrados de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd) e do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), da Defensoria maranhense.

A equipe composta pelo defensor público Benito Pereira Filho e pelas assistentes sociais Lívia Carvalho (Ciapd) e Maria Guadalupe Barros (NDH) colheu depoimentos e averiguou questões relacionadas à aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Também foram observados itens como prontuário eletrônico, quantidade e qualidade dos leitos, dentre outros. As irregularidades encontradas durante a visita serão reunidas em um relatório com sugestões de melhorias, que será enviado à diretoria do hospital.

“Embora não tenhamos recebido reclamações relacionadas ao Hospital Carlos Macieira, a vistoria foi motivada pela necessidade de averiguarmos a falta de estacionamento preferencial para deficientes. Em princípio, não percebemos falhas maiores, senão a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, apontou o defensor. Ele destacou ainda que sendo a saúde um direito fundamental, é de suma importância iniciativas como esta para corrigir problemas verificados, de modo a resguardar a qualidade de vida e a dignidade dos pacientes.

A vistoria foi acompanhada por José Costa Mesquita, representante do Instituto Gerir, empresa que administra o Hospital Carlos Macieira, e pela representante da Diretoria do hospital, Ana Carolina Santos da Silva. “Estamos sempre buscando elevar o patamar do Carlos Macieira, por isso que ações como estas são importantes para colhermos sugestões, que poderão auxiliar na prestação de um serviço cada vez melhor à nossa população”, ressaltou José Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.