A pesquisadora maranhense Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin será a chefe-geral da Embrapa Cocais (São Luís-MA) no triênio 2016-2019 e assumirá o cargo amanhã (1º), sucedendo ao pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa, que comandou a Unidade por duas gestões, entre 2010 e 2016.
O nome da nova chefe-geral foi anunciado pela Diretoria Executiva da Empresa no último dia 17, após um processo de seleção interna que durou quase três meses e avaliou quesitos como alta competência técnica e vasta experiência em gestão, entre outros atributos. A portaria com a data da posse Lourdes Mendonça foi assinada esta semana, pelo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. A cerimônia de posse da nova gestora será realizada em data ainda a ser definida pela agenda do presidente, que estará presente na solenidade em São Luís. “Estou bastante motivada para consolidar a imagem da Embrapa no Maranhão, meu estado de origem, e para ajudar a construir um novo patamar na história deste Centro Ecorregional, com base na Ciência e Tecnologia”, disse Lourdes Mendonça.
Logo após sua chegada, a nova gestora pretende, como uma das primeiras ações administrativas, iniciar o contato com atuais e futuros parceiros da Unidade no Estado. “Quero marcar reuniões imediatas com as instituições locais para estabelecermos agendas de cooperação mútua”, afirmou a chefe-geral, dando o tom da importância que as parcerias terão para sua gestão.
Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin é graduada em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1986), mestre em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990), mestre em Ciências Ambientais pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça (1995), e doutora em Ciências, Pedologia e Geomática pela mesma instituição (1999). Possui pós-doutorado em Mapeamento Digital de Solos pela The Sydney University, na Austrália.
Ingressou na Embrapa como pesquisadora em 1990. Na Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), liderou diversos projetos nacionais e internacionais de pesquisa, foi supervisora de Inovação Tecnológica, coordenou o Núcleo de Apoio a Projetos (NAP) e fez parte do Comitê Técnico Interno (CTI) e do Comitê Local de Publicação (CLP). Assumiu a chefia-geral da Unidade por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2014, e atualmente, vinha atuando como articuladora internacional.
Saiba Mais
- Minibibliotecas se aliam as Hortas Pedagógicas em São Luís
- Embrapa realiza cursos para agricultores familiares em Alto Alegre, Arari e Itapecuru-Mirim
- Hortas Pedagógicas colhem os primeiros frutos em São Luís
- Hortas Pedagógicas colhem os primeiros frutos em São Luís
- XIII Reunião de Classificação e Correlação de Solos chega ao Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.