Olimpíadas 2016

Usain Bolt se compara a Pelé e também a Muhammad Ali

Velocista jamaicano fez sua autoanálise e chegou à conclusão de uma carreira perfeita e cheia de vitórias, juntando-se a dois grandes nomes do esporte mundial de todos os tempos; ídolos da época de infância

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Usain Bolt e seu tradicional gesto de comemorar suas conquistas, demonstrando ser um verdadeiro raio/Roberto Castro/Brasil 2016
Usain Bolt e seu tradicional gesto de comemorar suas conquistas, demonstrando ser um verdadeiro raio/Roberto Castro/Brasil 2016 (Usain Bolt)

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro

A conquista do tricampeonato olímpico na prova dos 200 metros, na noite de quinta-feira, no Estádio Olímpico, o Engenhão, colocou Usain Bolt no mesmo patamar de outras lendas esportivas como Muhammad Ali e Pelé. A opinião é do próprio jamaicano.

"Estou tentando ser um dos maiores. Ser como Muhammad Ali e Pelé. Espero que eu esteja nesse patamar depois desses Jogos Olímpicos", afirmou o tricampeão, que já havia conquistado o tri também nos 100 metros, a prova mais tradicional do atletismo.

Para Bolt, os resultados provam que ele já está entre os maiores esportistas de todos os tempos. "Eu não preciso provar mais nada. O que mais tenho de fazer para provar que sou um dos maiores de todos os tempos?", perguntou o velocista, após a conquista inédita no Engenhão.

Carreira

Lembrando sua trajetória, Bolt contou que nunca esperava os resultados que obteve quando disputou sua primeira Olimpíada. Em Atenas-2004, falhou na eliminatória e ficou em quinto, afetado por uma contusão e pelos seus ainda 17 anos. Naquela época, seu sonho era simplesmente ganhar uma medalha olímpica dos 200 metros, seu evento preferido.

“Na primeira vez em Atenas, eu só vim para tentar os 200 metros. Tudo que eu queria fazer era ser campeão olímpico dos 200 metros uma vez. Então, ser oito vezes campeão olímpico é um grande negócio, e chocante”, lembrou.

Por isso, foi tão apropriado que a despedida de provas individuais tenha ocorrido nos 200 metros. Desde que começou, ele vem buscando a perfeição nesta distância. Ela foi atingida, para Bolt, há sete anos, com seu recorde de 19s19. Seu corpo não estava preparado para repetir no Rio-2016. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.