Olimpíadas 2016

Isinbayeva anuncia sua aposentadoria

Em entrevista ontem no Rio, a atleta russa disse que perdoava o seu banimento das Olimpíadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Yelena Isinbayeva anunciou em entrevista fim de sua carreira/Christophe Simon/AFP
Yelena Isinbayeva anunciou em entrevista fim de sua carreira/Christophe Simon/AFP (Yelena Isinbayeva)

RIO DE JANEIRO

Ainda que esteja banida dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, assim como todos os representantes do atletismo da Rússia, Yelena Isinbayeva segue chamando a atenção na capital carioca. Em entrevista coletiva ontem, a esportista de 34 anos anunciou o fim de sua carreira.

“Estou encerrando minha carreira profissional. Achei que seria muito triste, mas fiquei inspirada, pois não estou dando adeus ao esporte, mas sim ao salto com vara. Sinto-me realizada por ter concretizando meus sonhos e ter conquistado muitas medalhas. Quando eu acabar essa entrevista e sair desta sala, terá acabado”, revelou.

Isinbayeva também falou sobre a punição aos atletas russos e a exclusão destes dos Jogos Olímpicos. Após esbravejar sobre a decisão, a atleta mostrou-se conformada.

“Em toda a minha carreira, eu sempre fui limpa, e sempre provei isso, pois todos os meus exames foram negativos, mas não pude competir no Rio. Antes eu disse que não perdoaria ninguém que me impediu de participar. Porém, eu mudei de ideia. Eu vou perdoar, pois não sou juiz, e deixarei que sejam julgados por Deus. Sinto-me mais aliviada, pois se eles acham que fizeram justiça comigo e com meus colegas russos, terão que ver com sua própria consciência”, continuou.

Dona de inúmeros recordes e títulos no salto com vara, Isinbayeva ainda é dona de três medalhas olímpicas, dois ouros e um bronze, conquistados em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, respectivamente.

A russa já tinha revelado que desejava disputar o Rio 2016 para tentar mais uma medalha olímpica antes de encerrar a carreira, mas foi impedida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.