Olimpíadas

Mais de 100 mil pessoas assinam petição a favor de delatora russa

Yuliya Sterpanova não competirá nas Oimpíadas do Rio de Janeiro; ela está sofrendo com a medida tomada pelo COI de tirar a Rússia do evento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Yuliya Stepanova lamenta não poder competir na Rio 2016/Divulgação
Yuliya Stepanova lamenta não poder competir na Rio 2016/Divulgação (Rússia)

SÃO PAULO

Impedida de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a russa Yuliya Stepanova ganhou o apoio de mais de 114.000 pessoas que assinaram uma petição online a seu favor. A atleta, que delatou o esquema de doping patrocinado pelo governo da Rússia, apelou da decisão do órgão para tentar participar dos Jogos sob a bandeira neutra.
O abaixo-assinado é endereçado ao presidente do COI, Tomas Bach, e foi criado por um cidadão alemão chamado Kaj Beuter. O autor do texto compara Stepanova a Edward Snowden, que revelou um esquema de espionagem dos governos norte-americano e britânico contra cidadãos comuns e até chefes de Estado, e pede para que a atleta receba o perdão de Bach.


“A atleta que sacrificou a sua carreira para que a verdade viesse à tona foi banida do Rio 2016”, escreve Beuter no texto publicado na plataforma Change.org. “Por favor, levem em conta os esforços que ela fez para revelar um dos maiores escândalos de doping da história e permitam que ela possa competir sob a bandeira olímpica neutra.”
Stepanova foi suspensa por doping em 2013 e teve anulados todos os títulos que conquistou a partir de março de 2011. Arrependida, a especialista nos 800m denunciou um esquema de dopagem que contava com a chancela do governo russo. Um documentário produzido por uma rede de televisão alemã apresentou as primeiras denúncias em dezembro de 2014, mostrando como amostras eram adulteradas para burlar os testes da Agência Mundial Antidoping (Wada).


A atleta russa ainda aguarda o resultado da apelação que enviou ao COI. Em entrevista ao jornal USA Today, no entanto, ela se mostrou pessimista com relação ao veredito. “Se brigamos pelos motivos certos e se perdemos um combate contribuindo um pouco para a mudança das coisas, não há do que se envergonhar. É isso que fazemos. Não é só pelas Olimpíadas, é também pelos atletas que denunciam sistemas corruptos em seus países” afirmou.

Isinbayeva
Outra petição, assinada por mais de 10.000 pessoas, tem tem o foco em Yelena Isinbayeva, grande campeã do salto com vara, que está entre as banidas dos Jogos Olímpicos. A meta da campanha é convencer a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) a rever a situação e permitir a participação do país no atletismo.
Além da punição ao atletismo, a Rússia esteve ameaçada de ficar fora de todas as modalidades nos Jogos. A decisão sobre a suspensão cabe aos mandatários de cada federação. Algumas, como o levantamento de peso, também resolveram banir atletas do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.