Campanha

Com aval da OAB e MP, Santa Casa pede doação financeira

Após reunião com representantes de instituições, direção do hospital ampliou a campanha que pede a contribuição da sociedade para manter assistência médica e hospitalar a usuários do SUS; depósitos serão feitos em conta bancária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(santa casa)

SÃO LUÍS - Continua aberta a campanha de arrecadação de doações da Santa de Misericórdia do Maranhão, em São Luís. A instituição já vem recebendo doações de alimentos e outros materiais. Agora, a campanha de arrecadação conta também com a doação em dinheiro em uma conta específica.

Segundo o provedor do hospital, Abdon Murad, as doações também podem ser feitas por depósito na conta do Banco do Brasil de número 87269-5 e agência nº 0020-5. Essa forma de arrecadação foi decidida em reunião com uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão (OAB-MA) e Ministério Público.

A reunião com os representantes das duas instituições aconteceu em julho. Na ocasião, os integrantes da comitiva puderam verificar in loco a situação do hospital e propor uma forma de conveniar a unidade de saúde com o Estado e o Município.

Ao final, foi decidido que seccional maranhense da OAB, em parceria com o Ministério Público, desenvolveriam uma campanha de arrecadação de material hospitalar e de alimentos não perecíveis e que os interessados em ajudar a Santa Casa também poderiam fazer doação em dinheiro em uma conta.

Ajuda
Ainda de acordo com o provedor da Santa Casa, o hospital continua recebendo muitas doações de alimentos. “Há muitas pessoas que já foram operadas no hospital e estão fazendo doações. Algumas fazem isso até anonimamente. Também recebemos uma doação de 400 kg de frango de uma loja maçônica”, destacou Abdon Murad.

O médico ressaltou a importância das doações para o funcionamento da instituição de saúde. “O hospital também tem recebido alguns materiais de limpeza e hospitalares. A nossa situação começa a melhorar no momento em que essas doações vêm ajudando. As pessoas doam material de limpeza, atadura de gesso, alimentos. Isso tem nos ajudado muito”, afirmou.

Crise
Há vários anos, a Santa Casa enfrenta uma crise financeira por causa do repasse insuficiente de recursos. Segundo a direção do hospital, a tabela de repasses do Sistema Único de Saúde não tem reajuste há 14 anos.
Com os recursos insuficientes, o hospital tem uma dívida com fornecedores de cerca de R$ 1,1 milhão. Os débitos forçaram a direção a demitir 89 funcionários no mês de julho e lançar a campanha de arrecadação de alimentos e materiais hospitalares.

Conta para doações

Banco do Brasil

Agência: 0020-5

Conta: 87269-5

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.