Cenários se consolidando

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

A partir de hoje, os partidos que participarão das eleições de outubro têm cinco dias para definir os rumos a serem tomados. Na ala de indecisos estão somente PV, PRP, SD e o PSB, que até pouco tempo já era dado como certo no hall de apoio à candidatura à reeleição de Edivaldo Júnior (PDT).

O PHS também estava na lista dos indefinidos, no entanto, já está com decisão tomada, mas ainda não anunciada oficialmente. Nos bastidores, as notícias mostram que o partido comporá com Wellington do Curso (PP).

O Partido Verde deverá anunciar sua decisão até amanhã. Por enquanto, as listas de apostas pesam para uma aliança da legenda com o PP.

O PSB agora decidiu não mais aumentar o número de partidos que apoiarão Edivaldo Júnior. O motivo foi a decisão sobre a vaga de vice do prefeito que ficará realmente com o PCdoB, conforme foi acertado no início das discussões de alianças.

O destino do partido ainda não está definido. Até a candidatura própria com Bira do Pindaré voltou a ser cogitada.

Além desses indecisos, há outros partidos que estão deixando o apoio já declarado ao PDT e procurando novo rumo. O PRP do ex-vereador e secretário Severino Sales é um exemplo. Estava com Edivaldo, mas agora não mais. Já conversou com Wellington e vai sentar com Eliziane.

E o Solidariedade (SD) ainda não se decidiu. Já conversou com vários pré-candidatos, mas sem se posicionar de forma definitiva.

São somente cinco dias para que todos os cenários sejam definidos. É aguardar!

Estranho

A pesquisa do instituto Data M, divulgada durante o fim de semana, deixou muitos candidatos desconfiados com os números que foram divulgados.

O pré-candidato a Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (PMN), foi um dos que criticaram o levantamento. Segundo ele, foram ocultados na divulgação números de intenção de voto dele.

A pesquisa foi registrada no TRE com o número MA-07213/2016, ouviu 1,2 mil pessoas nos dias 18 a 21 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Números

O levantamento foi o primeiro que trouxe o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), na frente mesmo se aplicada a margem de erro.

O pedetista aparece em um dos cenários com mais de 25% das intenções de voto. Sua principal adversária, Eliziane Gama (PPS), vem em segundo com 19%.

O deputado Wellington do Curso (PP) vem mais atrás ainda com um percentual um pouco maior do que 12%.

Conquista

O vereador Fábio Câmara conseguiu importante vitória neste fim de semana dentro de seu partido para consolidar sua candidatura a prefeito de São Luís.

O parlamentar conseguiu a assinatura de 26 dos 31 membros do Diretório Municipal do PMDB que se comprometeram em apoio de forma irrestrita à candidatura de Câmara a prefeito.

Com isso, ele não deverá ter imprevistos no dia da convenção do PMDB, que servirá somente para homologar a sua candidatura à Prefeitura da capital.

Articulação

O vereador do PMDB chegou a ser apontado como futuro laranja nas eleições deste ano. Câmara faria um papel que pudesse beneficiar outro candidato.

Diante das conversas nos bastidores, ele se mexeu ainda mais para mostrar que entrará na disputa para vencer.

Para conseguir a primeira batalha que foi a interna, o vereador até se aproximou de quem há muito não conversava que era o deputado Roberto Costa.

Vice

As conversas foram e voltaram e a vaga de vice na chapa de Edivaldo Júnior ficará mesmo com o PCdoB. Nem PT e nem PSB. Tudo voltou a ser como estava previsto desde o início das negociações.

Os comunistas decidiram indicar o professor e o quase eterno presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, para compor a chapa com o prefeito.

Essa foi a saída encontrada para evitar que esse espaço – e tantos outros – ficasse com o PSB do senador Roberto Rocha.

Em Balsas

O prefeito de Balsas, Luiz Rocha, o Rochinha (PSB), não disputará a reeleição em Balsas.

O gestor este ano passou por cirurgia coronária e deverá fazer um transplante de rins até o fim deste ano.

E por isso, em decisão conjunta da família Rocha, Rochinha não entrará na disputa. Em seu lugar e com seu apoio, disputará o pleito em Balsas o ex-prefeito Chico Coelho.

Em Barreirinhas

E no fim de semana, o PCdoB homologou a candidatura de Amilcar Rocha a Prefeitura de Barreirinhas.

O candidato comunista terá apoio do PDT, do prefeito Léo Costa, que não vai disputar a reeleição no município.

Costa esperneou como pode para que o presidente estadual da legenda, Weverton Rocha, mudasse de ideia quanto ao apoio ao PCdoB. Agora o prefeito promete acionar a Justiça.

E mais

O governador Flávio Dino prometeu não intervir nas eleições deste ano. Mas pelo seu discurso nas convenções que participou, o Palácio dos Leões está sim nas articulações.

Apesar do PSD apoiar a candidatura do prefeito Edivaldo Júnior, uma de suas filiadas, Paulinha Lobão, parece ter decido ir por outro caminho.

A apresentadora, esposa do senador Lobão Filho, recebeu a candidata Eliziane Gama e falou da necessidade de São Luís precisar respirar novos ares. Declaração de apoio?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.