Reciclagem

Incentivo à sustentabilidade: o ECOCEMAR chega em São José de Ribamar

Projeto já soma 20 postos de coleta no Maranhão: são 14 postos em São Luís, 3 em Imperatriz, 01 em Timon, 01 em Caxias, e o mais novo em São José de Ribamar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Novo posto de coleta do ECOCEMAR foi instalado na cidade balneária
Novo posto de coleta do ECOCEMAR foi instalado na cidade balneária (Ecocemar)

A Companhia Energética do Maranhão inaugurou nesta quarta-feira (20) o posto de coleta do ECOCEMAR da cidade de São José de Ribamar, localizado na Avenida de Panaquatira, bairro Outeiro – Sede do Boi de Ribamar. O posto de coleta permitirá aos ribamarenses a oportunidade de trocar seus resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica, de segunda à sexta-feira, das 09h às 13h e das 14h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.

O ECOCEMAR de Ribamar foi um pedido da comunidade, por meio do Padre Roney Carvalho, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que procurou a Companhia solicitando a implantação do posto na cidade. “Nós buscamos a Cemar para que pudessem trazer para a nossa cidade um ponto do ECOCEMAR motivados também pela campanha da fraternidade 2016, que tem como tema ‘Casa comum, nossa responsabilidade’ e, tem como um de seus objetivos a promoção da justiça e do direito ao saneamento básico, e isto tudo a ver com o projeto da Cemar.”

Além do apoio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Cemar também conta com a parceria do Bumba Meu Boi de São José de Ribamar, que permitiu a instalação do posto de coleta em sua sede. “É com grande satisfação que recebemos o projeto, e temos certeza que ele contribuirá a muito para a limpeza e organização de nossa cidade”, enfatiza o vice-presidente do Boi, José de Ribamar Sousa.

“A gente sempre procura as comunidades para falar sobre o ECOCEMAR e tentar implantar mais postos de coleta, e em Ribamar foi diferente, pois foi a própria comunidade nos procurou. Isto mostra como a população tem buscado atitudes mais sustentáveis e se interessado pelo ECOCEMAR”, afirmou o executivo de Planejamento da Cemar, Júlio César Mendes.

O ECOCEMAR já soma 20 postos de coleta no Maranhão: são 14 postos em São Luís, 03 em Imperatriz, 01 em Timon, 01 em Caxias, e o mais novo em São José de Ribamar. O projeto existe há cinco anos e já proporcionou a reciclagem de quase 14 mil toneladas de resíduos.

Para participar do projeto é muito simples: Basta ir aos postos de coleta do ECOCEMAR com a conta de energia; solicitar o cartão ECOCEMAR gratuitamente; apresentar o cartão em todas as entregas; levar resíduos separados por tipo, limpos e secos.

Nesses cinco anos, o projeto ECOCEMAR tem trazido mais maranhenses para a cultura da reciclagem, que também troca resíduos recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica residencial ou de instituições filantrópicas, com a destinação do material à indústria de reciclagem em parceria com empresas maranhenses.

O que o ECOCEMAR recebe?

Papel: papelão, revistas, livros, jornal, etc; Plástico: garrafa pet, sacolas, embalagens, PVC, etc; Metal: aço inox, lata, ferro, alumínio, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro; Embalagens tipo tetra pak (caixinhas de leita, suco, creme de leite, extrato de tomate e leite condensado...); Resíduo Orgânico: óleo de cozinha; Resíduo Eletrônico: pilhas, baterias de celular (não geram bônus na conta de energia); Recipiente de vidro com tampa de plástico: (não geram bônus e são doados ao banco de leite materno).

Em números

Já são mais de 51 mil clientes participantes. Além disso, o ECOCEMAR já realizou mais de 700 mil reais em bônus, nas suas contas de energia, que foram direcionados de acordo com suas doações.

Com oito mil toneladas de papel reciclado pelo ECOCEMAR 83 mil árvores deixaram de ser cortadas, o que equivale a 758 campos de futebol. Com 3.752 mil toneladas de plásticos reciclados pelo projeto 37.53 barris de petróleo deixaram de ser extraídos da natureza o que equivale a 34 carros de passeio. Foram recolhidas 999 toneladas de metal equivalente a 189 vagões de metrô.

Ter uma atitude sustentável e solidária só depende da vontade de cada um. Acesse www.cemar116.com.br e saiba qual o posto está mais perto de você.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.