ÁRABE

Em meio a polêmica no estado, especialista do mundo islâmico participará de seminário no MA

O maranhense Zaid Mohammad Abdul-Rahman Duarte, de 42 anos, figura entre os suspeitos de envolvimento em tentativa de ataques terroristas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Zaid Mohammad Abdul Rahman Duarte, um dos investigados pela PF
Zaid Mohammad Abdul Rahman Duarte, um dos investigados pela PF (terrorista)

SÃO LUÍS - Beatriz Bissio, autora do livro O mundo falava árabe, participará do seminário Vozes e Músicas pela Paz, que acontecerá nesta segunda-feira (25), às 14h30, no Convento das Mercês (Praia Grande), dentro da programação oficial do V Festival de Música Barroca de Alcântara.

Bissio, que discorrerá sobre o mundo islâmico, é jornalista, professora e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tema central do festival é Diálogos Musicais entre Oriente e Ocidente.

Caso

Um maranhense figura entre os suspeitos de envolvimento em tentativa de ataques terroristas no Brasil, durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Zaid Mohammad Abdul-Rahman Duarte, de 42 anos, nasceu com o nome de Marcos Mário Duarte.

Convertido ao islamismo há mais de 10 anos, Marcos fundou, quando ainda morava em São Luís, a Sociedade Islâmica do Maranhão, organização religiosa que tem sede no bairro do Turu. Atualmente, ele morava no município de Amparo, em São Paulo, e trabalhava como garçom na cidade.

Segundo informações de sites paulistas, o maranhense mantinha um time de rúgbi, que era usado para cooptar jovens para o islamismo radical. A equipe de OEstadoMA.com vinha monitorando algumas redes sociais do suspeito e teve acesso a várias declarações dele de incitação ao terrorismo.

Conheça a história de de Zaid Mohammad Abdul-Rahman Duarte clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.