Atendimento

Carreta da Saúde promove diagnósticos de tuberculose e hanseníase em São Luís

Segundo o Ministério da Saúde, o Maranhão é o estado do Nordeste com a maior prevalência da hanseníase, e o terceiro do Brasil em números absolutos de novos casos diagnosticados a cada ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

A Carreta da Saúde está ofertando até hoje serviços de saúde gratuitos na Praça Deodoro, em São Luís. A ação que acontece das 8h às 17h tem como objetivo promover a detecção e o tratamento da hanseníase e o diagnóstico de tuberculose. Em fevereiro deste ano, a carreta também esteve na capital. Quase 400 pessoas foram atendidas. O Maranhão é o estado do Nordeste com a maior prevalência da hanseníase

Patrocinado pela Novartis, o caminhão itinerante possui cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da hanseníase. Com o apoio do Ministério da Saúde, a iniciativa da farmacêutica já diagnosticou mais de 3.000 casos em 17 estados brasileiros.

Na primeira vez que esteve em São Luís, a carreta ofertou apenas serviços relacionados à hanseníase. Agora, a carreta conta também com serviços para tuberculose. Segundo Karoena Carlos Santana Vieira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Luís, os pacientes passam por uma triagem, atendimento médico e testes específicos.

Sensibilidade

No caso da hanseníase, é feito o teste de sensibilidade e o paciente encaminhado às unidades de saúde da capital. No caso de tuberculose, é feito o teste rápido molecular e a amostra encaminhada ao Centro de Saúde do Bairro de Fátima.

Com a carreta instalada na região de grande fluxo de pessoas como é a Praça Deodoro, os serviços têm atraído um grande público. O motorista Luís André de Oliveira foi uma das pessoas que reservou um tempo para ir ao local e aproveitar a oportunidade de checar a saúde.

Ele, que passa a maior parte do tempo viajando, ressaltou a importância da prestação desse serviço. “Como eu vivo viajando, sou um pouco desleixado com a saúde. Só vou ver o médico quando já é caso de emergência. Essa ação não deveria ser só um dia. Mas outras vezes porque ajuda a salvar a vida de muita gente que aproveita que está resolvendo algo no Centro e já se consulta”, disse Luís André de Oliveira.

Estatísticas

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos anos houve redução de 68% na taxa de prevalência de hanseníase passando de 4,52, em 2003, para 1,42 por 10 mil habitantes, em 2013. Mas, apesar da redução, o Brasil é o segundo no ranking de incidência da hanseníase no mundo, com mais de 30 mil pacientes, representando cerca de 15% de todo o planeta.

Só em 2014 foram registrados mais de 24 mil casos em todo o país. O Maranhão é o estado do Nordeste com a maior prevalência da hanseníase, e o terceiro do Brasil em números absolutos de novos casos diagnosticados a cada ano

Quadro

Sobre a Hanseníase

A Hanseníase ataca principalmente a pele e os nervos, podendo afetar os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas ou nos olhos.

A doença pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças. É transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato próximo e prolongado. Pessoas com hanseníase param de transmitir a doença imediatamente depois que iniciam o tratamento.

Sintomas:

Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas
Manchas dormentes
Dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos

Sobre a Tuberculose

É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirar, tossir ou falar, o doente com tuberculose espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.

Sintomas:

Tosse por mais de duas semanas
Produção de catarro
Febre, sudorese, cansaço
Dor no peito
Falta de apetite e emagrecimento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.