Carreta da Saúde

Carreta da Saúde realiza atendimentos de controle da hanseníase em São Luís

Exames foram realizados na tarde de ontem, em veículo do Governo Federal, na Cidade Operária; hoje, caminhão estará na Avenida dos Africanos, ao lado do Bradesco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Carreta da Saúde ofereceu atendimentos de controle da hanseníase
Carreta da Saúde ofereceu atendimentos de controle da hanseníase (A Carreta da Saúde ofereceu atendimentos ontem na Cidade Operária)

A Carreta da Saúde – veículo mantido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde – realizou na ontem na Cidade Operária a primeira etapa de atendimentos em São Luís de controle da hanseníase. Devido a problemas burocráticos na documentação do veículo, as consultas foram realizadas somente no período vespertino. Hoje, o caminhão estará na avenida dos Africanos, a partir das 7h30, ao lado da Fundação Bradesco.

Segundo a coordenação municipal do Programa de Hanseníase, que auxilia na organização dos atendimentos em São Luís, apenas dois casos com hanseníase foram confirmados ontem após a realização das consultas. Com o diagnóstico confirmado, de acordo com o programa de controle da doença, as pessoas portadoras da doença passarão a receber, de forma regular, medicamentos (especialmente MB e PB Hansen) fornecidos pela Prefeitura de São Luís.

Uma das pessoas diagnosticadas com hanseníase foi a dona-de-casa Maria da Glória dos Santos, de 42 anos, moradora do bairro Jardim Tropical. Ela contou que, há pelo menos cinco anos, tinha algumas manchas na pele em um dos braços que se assemelhavam ao que é chamado popularmente de “pano branco”. Ela nem desconfiava que tinha a doença. “ A gente vê a mancha, mas acha que não é nada. Graças a Deus acho que descobri a tempo para poder fazer alguma coisa”, disse.

Apoio

De acordo com a coordenadora municipal do Programa de Hanseníase de São Luís, Delma Brito de Sousa, Maria da Glória receberá todo o apoio necessário durante o tratamento. “É de nossa responsabilidade zelar, não somente pelo diagnóstico mais precoce, como ainda pelo apoio clínico durante o tratamento”, afirmou.

A dona-de-casa Jacinta Zélia Moraes, de 54 anos, moradora do bairro Janaína, também procurou a Carreta da Saúde, na tarde de ontem. Ela estava acompanhada do filho Adonias Moraes, de 17 anos. Ambos se submeteram a consulta médica. Durante os testes, não foi constatado qualquer indício de presença da hanseníase. “Graças a Deus não tinha nada. Como passei aqui na rua e vi o caminhão, decidi fazer o exame com meu filho”, disse.

O médico Hozano Ferreira, que realizou os atendimentos na Carreta da Saúde, fez um alerta. " Quanto mais cedo o paciente tomar ciência da contaminação, maiores são as chances de cura. A hanseníase, infelizmente, ainda possui um grande percentual de contaminação por incapacidade e vontade das pessoas de procurarem uma assistência médica”, explicou.

Mais

Além de São Luís, de acordo com o Ministério da Saúde, outras 21 cidades maranhenses também deverão receber a Carreta da Saúde. Amanhã, o veículo seguirá para o município de Paço do Lumiar, onde ficará estacionado no Viva Maiobão. Na sexta-feira,19, o veículo estará na Raposapara a Raposa.

De 22 deste mês até 20 de abril, a Carreta da Saúde percorrerá outras cidades maranhenses. O atendimento itinerante começará na cidade de Santa Rita (nos dias 22 e 23 deste mês). Outras cidades como Itapecuru-Mirim, Pio XII, Miranda do Norte, Vitorino Freire e Bacabal também receberão o veículo do Governo Federal.

Números

520 casos de hanseníase foram registrados na Grande Ilha em 2015

3.239 notificações da doença foram catalogadas no ano passado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.