I Ciclo do Inova Moda

I Ciclo do Inova Moda Maranhão é desenvolvido na cidade de Grajaú

Empreendedores do segmento de vestuário e confecções participaram da capacitação, que visa garantir competitividade para as micro e pequenas empresas do setor, por meio da realização de oficinas e palestras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Oficina Laboratório de Criativação foi realizado com o objetivo de estimular a criatividade na produção de peças
Oficina Laboratório de Criativação foi realizado com o objetivo de estimular a criatividade na produção de peças (Oficina)

Grajaú - O projeto Inova Moda Maranhão chegou a Grajaú. Fruto de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai),

visa garantir competitividade para as micro e pequenas empresas dos segmentos de vestuário e confecções, por meio de oficinas e palestras sobre tendências e tecnologia para a moda.

O Inova Moda em Grajaú teve início com a palestra “Conceitos Colapsos Inverno 2017”, onde são apresentados os conceitos de tendências, materiais, cores, comportamentos da moda para as coleções de inverno que serão lançadas no próximo ano. A partir desta palestra, o projeto prevê a realização de quatro oficinas: criativação, desenvolvimento do produto, modelagem e fichas técnicas.

As participantes do projeto em Grajaú são costureiras atendidas pelo Projeto Varejo. Um bom exemplo é Conceição de Maria Macêdo. Aos 45 anos, ela costura a cerca de quatro anos, criando e confeccionando as peças que vende em seu próprio ateliê. Conceição Macêdo destacou que o aprendizado durante o projeto lhe proporcionará ousar mais ao produzir roupas.

“As oficinas nos proporcionam uma visão mais ampla de composição de peças, minhas clientes já demonstram estar satisfeitas com minhas peças, mas agora ficarão mais felizes com as novidades que vou apresentar para cada uma delas”, comentou Conceição Macêdo.

Atuação

Outra participante, Maria Francisca Cavalcante, de 52 anos, mais conhecida como Helena, está investindo em qualificação para melhorar sua atuação na profissão que escolheu. Ela era professora e, há 28 anos, abandonou a profissão quando decidiu constituir família e começaram a chegar os filhos.

A participante conta que com a chegada das crianças não se sentia confortável em deixar os filhos e trabalhar fora de casa, optando assim, por se tornar costureiras. Na capacitação, além de aprimorar sua capacidade de criar, também aprendeu vender.

“Estou muito feliz por aprender, principalmente a como aproveitar os tecidos. Quando não temos esse conhecimento de harmonia entre cores e tecidos, acabamos desperdiçando muito material”, ressaltou Helena, que nunca havia participado de cursos no segmento.

Para o gerente da regional do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral a parceria entre Sebrae e Senai para a realização de capacitações como essa vai além de instruir e treinar os empresários do segmento, proporciona o surgimento de novos profissionais do ramo.

“Nosso objetivo é despertar na população da região novos empreendedores, haja vista, o mercado esteja necessitado de profissionais nessa atividade para suprir a demanda”, afirmou Amaral.

Continuidade

O projeto foi realizado de 4 a 8 deste mês, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Canoeiro, em Grajaú e, de acordo com Rodrigo Delmiro, gestor do Projeto Varejo em Grajaú, o segundo ciclo do projeto acontecerá em setembro.

“A proposta é levar o Inova Moda Maranhão em mais cidades da região”, disse o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Grajaú.

“A meta é levar o projeto Inova Moda Maranhão para outras cidades da região”

Wamberg Amaral

Gerente do Sebrae em Grajaú

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.