Morte

Unesco condena assassinato de mais um blogueiro maranhense

Manoel Messias Pereira mantinha um blog sobre política local na cidade de Grajaú e foi assassinado em abril deste ano após perseguição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Manoel Messias Pereira foi assassinado em abril
Manoel Messias Pereira foi assassinado em abril (BEN HUR BLOGUEIRO )

GRAJAÚ - A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, denunciou nesta terça-feira (12) o assassinato de blogueiro Manoel Messias Pereira, na cidade de Grajaú. De outubro de 2015 a abril deste ano, três profissionais da área foram mortos no interior do estado. Em dezembro de 2015 a entidade já também condenou o assassinato de outro blogueiro do Maranhão.

“É importante que os autores desse crime sejam levados à justiça, como parte dos esforços para melhorar a segurança dos jornalistas profissionais, bem como dos jornalistas cidadãos”, disse Bokova, condenando o homicídio do blogueiro.

Manoel Messias Pereira, também conhecido como Manoel “Benhur”, mantinha uma página na internet sobre política local para o site Sediverte Notícias. Ele foi atingido por homens armados não identificados enquanto dirigia uma moto no dia 9 de abril, mas sua morte só recentemente foi confirmada. De acordo com a polícia, nenhum pertence do comunicador foi levado.

Segundo organizações não governamentais brasileiras, há fortes indícios de que o assassinato tenha sido uma execução premeditada, já que Manoel foi abordado depois de ter sido perseguido.

Outros casos

No dia 13 de outubro de 2015, o blogueiro Ítalo Diniz Barros, de 30 anos, foi morto na cidade de Governador Nunes Freire. Dias depois, foi morto outro blogueiro, Orislândio Timóteo Araújo, o Roberto Lano, assassinado no município de Buriticupu.

Segundo a polícia, Roberto Lano foi atingido por disparos por um suspeito em uma motocicleta e morreu ainda no local do crime. As características do assassinato de Lano se assemelham às de Ítalo Diniz, que foi morto também por dois homens que estavam em uma moto.

Em São Luís, o caso mais famoso é o do blogueiro Décio Sá, que foi assassinado no 23 de abril de 2012, na Avenida Litorânea, com vários tiros. Até hoje, apenas o assassino confesso, Jhonatan de Sousa Silva, e um comparsa, foram julgados e condenados. Os suspeitos de serem os mandantes do crime seguem presos, mas ainda não foram condenados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.