Incêndio

Norma determina tamanho de portões em prédios residenciais

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, condomínios e imóveis residenciais devem ter portões de 4 metros de largura e 4,5 metros de altura para possibilitar ações de emergência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Entrada do Condomínio Sports Garden, onde ocorreu incêndio em apartamento no último domingo)

O Corpo de Bombeiros do Maranhão afirmou que o incêndio ocorrido no Condomínio Sports Garden, localizado na Avenida dos Holandeses, a tarde do último domingo, 3, foi controlado de forma satisfatória, mas o portão principal do prédio não permitiu a entrada do caminhão dos bombeiros para conter o fogo. Outros itens de segurança foram considerados corretos, conforme avaliação do grupamento.

De acordo com o capitão Lisboa, chefe de Comunicação do Corpo de Bombeiros, existe uma norma técnica, emitida pelo Departamento de Atividades Técnicas do órgão, que determina que todos os condomínios e prédios residenciais tenham portões de 4 metros de largura e 4,5 metros de altura, justamente para atender a emergências. Ocorre que a resolução foi emitida apenas no ano passado, daí que os empreendimentos mais antigos ainda não estão adaptados à nova medida.

O próprio Sport Garden, segundo o capitão, já havia sido notificado sobre a norma, mas teria solicitado, ainda no final do ano passado, um prazo maior para se adequar, visto que o procedimento envolveria uma mudança total em sua fachada. O prazo foi ampliado, justamente porque a administração do condomínio apresentou todos os outros itens de segurança dentro dos quesitos técnicos solicitados pelos bombeiros. “O sistema preventivo foi suficiente. Até mesmo por força da notificação feita no ano passado”, ressaltou o capitão.

Causa

Ainda não existe uma causa definida para a causa do incêndio. A princípio surgiu informação de que o acidente foi provocado por um botijão de gás GLP, mas uma avaliação inicial descartou essa hipótese, já que o fogo não começou na cozinha.Além disso, o prédio é servido por gás encanado. O fogo também ficou confinado a um único cômodo, uma espécie de escritório, onde havia bastante material combustível, como papéis e livros.

Mesmo assim, somente após o resultado da perícia, que deve sair em até 30 dias, é que será conhecida a causa exata do acidente. Até o final da inspeção, o imóvel deve permanecer lacrado. A canalização e estrutura do prédio também serão vistoriadas pelos bombeiros, para que seja descartada qualquer tipo de avaria na estrutura.

Incêndio

O incêndio foi registrado na Torre A do Condomínio Sports Garden, na Avenida. dos Holandeses, no início da tarde de domingo, por volta das 13h30. O apartamento estava vazio e não houve vítimas. Com a chegada dos bombeiros ao local, houve um imprevisto. A altura marquise do portão de acesso ao prédio não permitiu a entrada do caminhão auto bomba tanque. No entanto, segundo o coronel Célio Roberto Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros, o sistema preventivo funcionou normalmente e o fato não interferiu no combate ao incêndio.

Mais

Os incêndios urbanos tiveram aumento de 162% no Maranhão em 2015, se comparados com 2014, segundo dados do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), que monitora este tipo de incidente. No ano passado, foram contabilizados 21 incêndios divulgados pela imprensa contra oito casos reportados em 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.