SÃO PAULO
Chegou a hora de trocar de carro e, por ser um bem durável – afinal não se troca o modelo do carro a cada estação, é preciso escolher aquele que atenda às suas necessidades. Hoje, existem diversos tipos de carros, desde os esportivos aos chamados "trucks". Conheça as principais vantagens que cinco deles oferecem e veja qual está mais adequado ao seu estilo de vida.
Cada modelo de carro tem sua característica única e não pode ser comparado entre si, mas vale ressaltar que para o bom de uso do seu veículo, vale antes uma longa e detalhada pesquisa para não ficar na mão ou se decepcionar.
Hatch
Os hatches são os prediletos para quem deseja comprar um primeiro carro, por diversos motivos. Um deles é o traço esportivo, com uma aerodinâmica mais bem desenhada e que atrai principalmente os jovens. Outro motivo é pela praticidade. Por serem mais "compactos", se tornam perfeitos para o ambiente urbano e de estradas. Lembrando que esses veículos têm um espaço interno um tanto limitado. Ele é mais indicado para solteiros ou casais sem ou com poucos filhos. Motores 1.0 se tornam significativos em carros hatches pelo tamanho e peso do automóvel, dando-lhe maior estabilidade e potência.
Sedan
Os sedans oferecem uma base de mercado gigantesca hoje em dia. São luxuosos e com preços um tanto salgados, mas compensam em potência, segurança e principalmente preço de peças. São excelentes carros para estrada, geralmente com motores 2.0 que alcançam grandes velocidades sem perder a estabilidade, o que os torna um grande aliado para pessoas que viajam com bastante frequência. O espaço interno não deixa a desejar e o conforto é a sua marca. Carros sedans são os prediletos de médicos e não é por menos, pois têm uma robustez tremenda para um design tão atual.
Apesar de tantas vantagens, esses motores podem dar problemas com o passar do tempo, sendo necessário uma retifica ou até mesmo a troca completa, pois o peso do veículo faz o motor se esforçar mais. Por isso, as montadoras vêm apostando em motores mais robustos como os V6, e em alguns mais esportivos. motores V8, que têm a fama de ser "indestrutíveis".
Perua ou Wagon
Os tradicionais carros de família americanos, as wagon ou como são chamadas no Brasil, perua, são a escolha perfeita para pessoas que possuem filhos pequenos e não abrem mão do conforto de um SUV. Como o próprio nome já diz, uma perua chama bastante atenção, até mesmo as mais novas, pois tem um tamanho um tanto exagerado para melhor oferecer comodidade aos usuários.
Com preços razoavelmente baixos para o mercado nacional, as peruas vêm ganhando espaço entre grandes SUVs e sedans, pois cada vez mais possuem motor mais arrojado, permitindo um bom desempenho de um carro feito para andar na cidade e que está tomando as pistas do país. Com consumo moderado e peças baratas, de fato esse tipo de carro é perfeito para pessoas razoáveis, que não se importam muito com design e que gostam do gênero "familiar".
SUV
Os poderosos SUVs já foram considerados carros para poucos, com uma renda mais alta, mas hoje em dia se tornaram bastante populares, não apenas por seu visual bruto, luxuoso e potente, mas pelo fato de serem adornados por sua utilidade no dia a dia.
Com uma manutenção um tanto salgada e com alguns modelos fazendo 3 quilômetros por litro, os SUVs assustam os novos donos de carro, mas nem por isso eles deixam de ser um dos maiores nichos do mercado nacional. Os modelos asiáticos vêm chegando com motores mais fortes e híbridos, possibilitando uma nova visão desses robustos veículos, originalmente feitos para trabalhos pesados, mas que agora são usados diariamente por famílias de todas as classes.
Luxo e potência definem os SUVs, além da chamada "presença de palco" - onde passam, chamam atenção. São verdadeiras naves de quatro rodas. Com diversos modelos, alguns custom off road, cada um possui um traço único e quando somado ao turbo intercooler e tração integral 4x4, esses veículos se tornam imbatíveis no mercado nacional.
Picape
As picapes são as que mais se sobressaem no ranking de carros, pois estão sempre em competição acirrada, devido ao nosso pequeno mercado desses veículos, que conta apenas com seis médias mais vendidas. Esses veículos foram feitos para o uso pesado, mas alguns são luxuosos por demais, o que os tornam verdadeiros diamantes brutos.
Com motores gigantescos a diesel, as picapes são tão potentes quanto os SUVs, mas com grande carroceria, que se torna um perigo em velocidades altas, tiradas em modelos que têm uma estabilidade maior, como a Amarok.
São uma boa pedida para famílias com adolescentes e são bastante úteis quando o assunto é viagem, pois são confortáveis, fáceis de dirigir e oferecem um amplo espaço interno e externo para melhor adaptação dos passageiros.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.