São João

Dia de São Pedro com muita festa

Bois se reúnem na Capela que leva o nome do santo, na Madre Deus e maioria dos arraiais da cidade encerra hoje a programação festiva; Vila Junina permanece montado até o domingo, dia 3

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Criolina apresentou o show Xote Elétrico durante o São João
Criolina apresentou o show Xote Elétrico durante o São João (Xote elétrico)

Nos países predominantemente católicos, o dia 29 de junho é dia de celebrar São Pedro. Nas tradições do catolicismo popular, principalmente no Brasil, o dia dedicado ao santo é comemorado com fogueira, fogos de artifício, comidas típicas e muita festa. Em São Luís há ainda o tradicional encontro de grupos de bumbas meu boi na Capela de São Pedro. Por lá eles começam a chegar ainda na madrugada e o entra e sai de manifestações na igrejinha dura até por volta do meio-dia.

A noite, nos arraias, a data também é celebrada e traz um sabor de despedida da temporada junina, já que a maioria dos terreiros tem hoje sua última noite de festejos. A exceção fica por conta do arraial Vila Junina, que permanece montado no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha (Maranhão Novo) até o domingo, dia 3.

Hoje a noite por lá começa às 19h com a quadrilha Nova Esperança. A seguir se apresenta o cantor Pepê Júnior com o show “Bumbauê”. E quem quer ver de perto o sotaque do bumba meu boi costa de mão não pode perder a apresentação do boi da Vila Conceição de Nizete, que ocupa o terreiro por volta das 21h. Ele será seguido pelo Boi de Rosário, sotaque de orquestra.

As matracas e pandeirões tomam conta do espaço com a chegada do Boi de Maracanã. Sob o comando de Ribinha, Teteco e Humberto Filho o batalhão vai fazer o chão tremer. A noite será encerrada com a apresentação do Boi Pirilampo.

Arraiais

No arraial Donato Alves (Ipem), a programação começa às 18h com a Cia Pulsar de Dança. Também passam pelo espaço o Boi Presidente Juscelino (orquestra), Cacuriá do Bom Jesus e Boi Pirilampo (alternativo). O cantor Gabriel Melônio, a quadrilha Fogo Caipira e o Boi de Axixá (orquestra) fecham a programação.

Já no arraial Humberto de Maracanã (Vila Palmeira), a partir das 19h tem início a programação com apresentação da Dança Portuguesa Aliança Portuguesa do Bairro de Fátima, show de Anastácia Lia, espetáculo Encantos Juninos, Cacuriá de Dona Teté, Boi Mimo de São João e Boi de Maracanã.

A praça Maria Aragão (Beira-Mar) vai receber, às 19h, na última noite de festejos o Cacuriá Assa Cana, Quadrilha Fogo Caipira, show Folia de Três, Boi Novilho Branco, show de Criolina, Boi de Morros e Boi de Maracanã.

A festa é também um aquecimento para o Dia de São Marçal, amanhã, 30, quando os grupos de sotaque de matraca se reúnem no bairro João Paulo para fazerem suas apresentações durante todo o dia. l

Serviço

O quê

Dia de São Pedro

Quando

Hoje

Onde

Arraiais da cidade e Capela de São Pedro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.