Fiscalização

119 condutores pegos por descumprir a Lei Seca no fim de semana em São Luís

As blitze são realizadas principalmente nas regiões próximas das praias, uma vez que nesses locais as pessoas costumam ingerir bebidas alcoólicas e, depois, dirigir, aumentando a possibilidade de acidentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Quase 120 casos relacionados a descumprimento da Lei Seca foram registrados no último fim de semana na Região Metropolitana de São Luís. Os números foram resultado das operações realizadas pela Polícia Militar (PM) em pontos estratégicos da Ilha, para evitar que motoristas conduzam veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas.

As ações foram realizadas pela PM, por meio da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Durante as atividades, 119 casos de Lei Seca foram registrados.

As blitze foram realizadas principalmente nas regiões próximas às praias, uma vez que nesses locais as pessoas costumam ingerir bebidas alcoólicas e depois dirigir, aumentando a possibilidade de serem registrados acidentes. Uma dessas barreiras aconteceu no fim da tarde de domingo, na Avenida Ana Jansen, e flagrou diversos motoristas em situação irregular.

Estatísticas
Além dos 119 casos relacionados à alcoolemia, 33 veículos foram apreendidos e recolhidos e 157 documentos de motoristas que estavam em situação irregular também foram recolhidos.

De janeiro até junho, os dados da PM mostram que, no total, 3.254 casos de alcoolemia foram registrados este ano, na Região Metropolitana de São Luís. Desses, em 78 foi constatado o crime de embriaguez ao volante (quando o teste de etilômetro marca uma medição igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado). Já em 604 casos, foram constatadas infração de trânsito (quando teste de etilômetro marca uma medição abaixo de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado).

Ainda relacionados aos casos de alcoolemia, 2.530 pessoas se recusaram a fazer o teste do bafômetro durante as abordagens. Em 42 casos, foi feito o termo de constatação, no qual o policial que aplicou o teste verificou que o motorista apresentava sinais claros de embriaguez.

Condução
Ao longo deste ano, os casos de alcoolemia foram responsáveis por levar 120 pessoas para a delegacia. Além disso, 1.652 veículos foram recolhidos (962 motocicletas e 690 automóveis) e 3.090 documentos de condutores foram recolhidos.

De acordo com o major Augusto Magalhães, comandante da CPRV Ind, as operações realizadas pela Polícia Militar têm surtido o efeito esperado, uma vez que os condutores estão ficando mais conscientes sobre a importância de não combinar álcool com direção.

“Os condutores maranhenses estão se conscientizando aos poucos da real necessidade de um trânsito mais seguro e da importância da fiscalização da Lei Seca no momento em que está sendo preservada a vida do condutor que está sendo abordado. Evita dele se envolver em um acidente no qual pode vitimar uma terceira pessoa”, disse o major Magalhães. Ele afirmou também que as operações continuarão e serão reforçadas ao longo de todo o término das festividades juninas.

SAIBA MAIS

O endurecimento da Lei Seca, no ano de 2012, surtiu efeito entre os motoristas da capital. Segundo a mais recente pesquisa do Ministério da Saúde, o percentual de adultos que admitem beber e dirigir em São Luís teve queda de 30,1%. No ano passado, 5,8%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.