Senado

Deputado defende o nome de João Alberto para o Senado em 2018

Roberto Costa afirmou que pelo trabalho desenvolvido na Casa e pela força política, o senador possui a prerrogativa de disputar a reeleição no próximo pleito

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) assegurou, em entrevista exclusiva a O Estado, que trabalhará dentro do partido político em defesa do nome do senador João Alberto (PMDB) para a disputa da reeleição em 2018.

Duas vagas serão abertas para o Senado em outubro de 2018. A do próprio João Alberto e a do senador Edison Lobão (PMDB). Para Costa, apesar de o presidente do PMDB no Maranhão já ter afirmado que esse seria o seu último mandato, é importante para a sigla mantê-lo no Legislativo, onde ocupa atualmente a presidência do Conselho de Ética.

“O partido é forte no estado e agora, no Brasil, com o presidente Michel Temer no comando do país. Trabalharemos pela unificação do PMDB em 2018. E manteremos o nome do senador João Alberto à reeleição do Senado, pois acreditamos que ele aglutina a força política e partidária para continuar no cargo de senador”, explicou.

Roberto falou da atuação destacada de João Alberto em Brasília e o classificou como um dos melhores quadros do partido para o posto. Para ele, apoiar a manutenção do correligionário no Legislativo seria coerente.

“Inclusive, nessa crise instalada no Brasil, o senador João Alberto tem conseguindo passar por todo esse processo de forma limpa, sem ter nada que manche sua conduta política. Como presidente do Conselho de Ética no Senado, João Alberto tem desempenhado um importante papel para a unificação da política brasileira”, completou.

Na semana passada, João Alberto chegou ser citado como um dos prováveis nomes do partido para a disputa do Governo do Estado em 2018. Costa também não descartou essa possiblidade.

“Em virtude disso, defenderemos o nome do senador para a reeleição no Senado ou caso seja necessário, defenderemos também para Governado do Estado. O mais importante é que o partido está se organizando em todo o Maranhão. Mas no momento, estamos pensarmos nas eleições municipais em todos os municípios, pois essa organização é necessária para o projeto do PMDB em 2018”, enfatizou.

Nomes – Além do senador João Alberto, outros nomes como o da ex-governadora Roseana Sarney e do suplente de senador Lobão Filho, são defendidos por alas do partido para a disputa de das duas vagas que serão abertas no Senado.

Apesar da antecipação das discussões, é provável que a sigla somente comece a discutir, efetivamente as eleições de 2018, no fim de 2017.

A pouco mais de quatro meses das eleições de outubro, a sigla ainda está indefinida na capital. O vereador Fábio Câmara é o pré-candidato a prefeito, mas pode acabar abrindo mão da disputa caso não consiga apoio da legenda.

Defenderemos o nome do senador para a reeleição no Senado e caso seja necessário, defenderemos também para Governado do EstadoRoberto Costa, deputado estadual pelo PMDB

Em 2014 João Alberto anunciou aposentadoria

Apesar de ter o nome defendido pelo deputado Roberto Costa (PMDB) para a reeleição em 2018 ao Senado da República, o presidente de Ética do Legislativo, senador João Alberto (PMDB), afirmou em 2014 que encerraria a sua trajetória política com o fim do atual mandato.

A declaração foi dada no dia 27 de junho de 2014, ocasião da convenção do PMDB com a confirmação do senador Lobão Filo para a disputa do Governo do Estado contra o então presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB).

João Alberto afirmou naquela oportunidade que a sua decisão, havia sido tomada após o ex-presidente da República, José Sarney (PMDB), anunciar a decisão de não disputar uma vaga ao Senado naquele pleito.

"Começamos jovens nossa trajetória, mas hoje, quando Sarney diz que vai deixar a vida pública, também digo a vocês que vou encerrar minha participação em eleições. Caberá à nossa juventude ocupar esse espaço. Quem sabe não tenhamos um João Alberto, um José Sarney entre vocês. Chegou o momento de cada um ocupar espaço", afirmou.

Depois dessa declaração, João Alberto não mais tratou publicamente do tema. Ele segue no exercício do mandato no Senado da República e permanece à frente do PMDB no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.