Coluna / Passaporte

Fortaleza, a capital da alegria

Bom humor contagiante, as melhores praias urbanas do país, atrativos e diversão todo dia

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Praia do Futuro, uma das mais visitadas na capital do Ceará
Praia do Futuro, uma das mais visitadas na capital do Ceará

A construção da estrada que vai interligar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao Delta do Rio Parnaíba e ao Litoral Cearense vai viabilizar uma entrada maior de turistas no Maranhão, que pode se tornar um dos principais destinos turísticos de aventura, ecologia, sol e mar do Brasil. A “Rota das Emoções” (Lençóis - Delta - Jeri) trará bons resultados ao turismo dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

O estado do Ceará é conhecido mundialmente por suas belas praias, pela alegria contagiante do seu povo, por sua rica gastronomia e principalmente pela excelente infraestrutura para receber bem todo visitante. A capital do estado, Fortaleza, tem apresentado os melhores índices de crescimento no turismo dentre as capitais brasileiras. É comum encontrar esses “irmãos nordestinos” cheios de ideias criativas e humoradas, representadas através de personagens, em qualquer ponto da cidade.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museu, teatro, cinema, biblioteca e planetário. Porém, a cidade tem outros atrativos. O Theatro José de Alencar é o palco das artes e, por lá, o público pode assistir a espetáculos de grandes companhias do teatro, dança e música. O hall de entrada é decorado com peças de arquitetura eclética, além de um magnífico jardim criado pelo reconhecido Burle Marx, um dos maiores paisagistas brasileiros e que usa a vegetação nativa em seus trabalhos.

Fortaleza tem atrativos para todos os gostos e bolsos. A começar pela orla das praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, na região central da capital e unidas pela Avenida Beira-Mar, ponto de encontro de turistas e moradores. Caminhar pelo calçadão, apreciar a beleza do mar incrivelmente verde, sentir a brisa incessante no rosto, parar na feirinha de artesanato e comprar lembrancinhas, roupas e bijuterias são momentos inesquecíveis por essa via repleta de coqueiros.

Artesanato é atração em feirinha instalada na orla da cidade
Artesanato é atração em feirinha instalada na orla da cidade

Apesar de tantos pontos a serem explorados, o que o turista mais procura são as praias. Entre elas, a que recebe o maior número de visitantes é praia do Futuro, que fica a pouco mais de 10 km do Centro e é perfeita para um mergulho com muito requinte. Por lá, não existem “barracas de praia” e, sim, a melhor estrutura litorânea, se comparada com outras cidades nordestinas. Verdadeiros “mimos” para melhor ofertar aos clientes. A vida noturna é agitada durante toda a semana e especialmente na segunda-feira, considerada a mais animada do planeta. Basta perguntar para qualquer morador onde fica “O Pirata” e seguir na certeza de alegria a noite inteira.

Os incontáveis restaurantes de Fortaleza servem de tudo. Desde comidas e massas internacionais, até as delícias típicas da região. Os estabelecimentos situados na orla do centro oferecem lagostas e frutos do mar com preços promocionais. Se turista preferir assistir a shows de humor na hora do jantar, o Beira Mar Grill, na Praia de Iracema, conta com o melhor time de humoristas do país. São três shows por noite e o difícil é parar de rir.

Para os amantes da natureza, O Parque Ecológico do Cocó é o maior da América Latina em área urbana e possui trilhas próprias para caminhadas. O percurso é muito agradável. É o ambiente ideal para quem quer relaxar dos prazeres da cidade. Aliás, para curtir tudo o que Fortaleza disponibiliza aos seus visitantes, é preciso muito pique. Os passeios, as programações e as praias mais afastadas, exigem muita disposição, mas são indispensáveis.

Fortaleza tem um conjunto de obras naturais, arquitetônicas, culturais e gastronômicas de causar inveja para qualquer povo. As praias ensolaradas, a badalação noturna, a cozinha regional, a rica cultura, tudo lá é magnificamente lindo. O povo sempre simpático e amigo é o maior cartão postal da cidade. Quem conhece Fortaleza, não esquece jamais.

Dicas importantes

Pela quantidade de atrativos, o ideal é reservar pelo menos, uma semana e programar um roteiro para não deixar nada de fora, inclusive nas redondezas, como as Praias da Fonte, Cumbuco e Flecheiras, que ficam um pouco mais afastadas. O Mercado Central, os shows de humor e a Feirinha de Artesanato, ambos na Avenida Beira-Mar, são passeios imperdíveis. Para quem gosta de adrenalina ou viaja em grupo, os brinquedos radicais do Beach Park (um dos maiores parques aquáticos da América do Sul) são excelentes opções. Se o visitante estiver na cidade numa segunda-feira, não pode perder os burburinhos do O Pirata Bar. As tapiocarias, abertas diariamente no bairro de Messejana, ofertam essas delícias de vários sabores e acompanhamentos. Alguns pontos na praia de Iracema são impróprios para o banho, mas a faixa de areia e o seu calçadão estão sempre cheios de gente correndo, contemplando o mar, namorando, comendo, bebendo nos bares, garantindo burburinho o dia todo. A Ponte Metálica (ou dos Ingleses), que adentra o mar, fica um pouco mais à frente e nesse ponto, deve-se evitar a exposição de câmeras, relógios, cordões e utensílios, que chamem a atenção de “espertalhões” que, apesar do policiamento constante na área, insistem em trafegar por aquelas bandas. A quase totalidade dos estabelecimentos e a maioria das barracas de praia e artesanato, aceita cartões de débito e crédito. Como o forte da capital cearense é o forró e o humor, as noites são alegres e embaladas ao som típico da região nordestina. Os meses de janeiro e fevereiro, devido às férias escolares e ao pré-carnaval, são disputadíssimos. O visitante deve, também, buscar a programação de visitação guiada no Theatro José de Alencar, museus e shows durante sua passagem pela cidade.

O que levar

Mar e sol exigem roupas leves, claras, apropriadas e de fácil de remoção. Óculos de sol, protetor solar e chapéus são itens indispensáveis. Sandálias leves e abertas. Pentes ou escovas, toalhas de banho e rosto, canga ou camisetas básicas, não devem faltar. O visitante não pode esquecer as calças jeans, camisas, blusas, vestidos ao seu estilo, para curtir a noite. Câmera fotográfica ou filmadora, para registrar tudo.

Como chegar

Fortaleza é bem servida de linhas de ônibus interestaduais, intermunicipais e até de coletivos. Consulte companhias aéreas e quem optar por ir de carro, saindo de São Luís, pode seguir, pela BR-135 até Bacabeira, entra na MA-402, passando por Rosário, Morros, Barreirinhas e acessa a nova estrada, que ainda não está asfaltada, mas já permite o tráfego de veículos pequenos, sem tração 4X4. A viagem dura em média, 5 horas, até o litoral piauiense e, depois, segue-se a orientação da sinalização, que é bem informativa. Outra opção é seguir pela BR-135 até Entroncamento e entrar na rodovia, que passa por Itapecuru-Mirim, Chapadinha, São Bernardo e atravessar a Ponte do Rio Parnaíba, chegando ao Piauí. De lá, é só acompanhar as placas.



NA BAGAGEM


Miss Maranhão 2016

Com a coordenação do Studio Márcio Prado, acontece amanhã, 28, no Teatro Arthur Azevedo, no Centro Histórico de São LuÍs, a escolha da Miss Maranhão 2016, com candidatas de várias cidades do estado. Um júri técnico do Concurso Nacional, já está na capital maranhense, para acompanhar o certame estadual e conhecer de perto a mulher “mais bonita do estado” e que representará o Maranhão no concurso Miss Brasil. Quem será?


Trabalham e se divertem

Pela primeira vez, um grupo de jornalistas ligados à cultura e ao turismo do estado resolveu montar um espaço junino, para cobrir mais de perto nossa rica manifestação folclórica. Trata-se da Barraca da Imprensa, instalada no Arraial do Ipem-Calhau, um dos melhores da capital maranhense. Além do atendimento personalizado, pratos da culinária regional e bebidas típicas, é o único local onde os clientes podem postar fotos on-line e atualizar as redes sociais. A NET colocou sistema de TV, modem WI-FI Banda Larga e transmite jogos, filmes, novelas. Teve gente até que montou “escritório” para atualizar e-mails e notas para os veículos de comunicação. Ainda tem tempo de prestigiar. O Arraial do Ipem vai até a quarta feira, 29.

São João na Ilha

Por falar em São João, o número de turista nesse período junino foi menor que o esperado. Apesar do aumento na demanda, a fraca atuação da Secretaria de Turismo de São Luís na promoção e divulgação do período junino na capital maranhense fez com que os turistas optassem por outras cidades festivas. Mais um ponto negativo.


Turismo olímpico

O Rio de Janeiro receberá grande número de turistas, atletas e profissionais, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Muitos estados buscam atrair a atenção desse público para outras belezas do país. Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas e até Mato Grosso farão um trabalho forte para divulgar as potencialidades de cada estado, aproveitando a orla de Copacabana, shoppings e pontos estratégicos. Enquanto isso só vimos a Tocha passar.

Litoral piauiense em alta

Com a estrada interligando a “Rota das Emoções”, o litoral do Piauí tem atraído milhares de maranhenses para desfrutarem de suas belas praias. O Carnaubinha Praia Resort, na cidade de Luis Correia, na região do Delta do Rio Parnaíba, é um dos destinos preferidos dos turistas, por oferecer a melhor estrutura, excelentes opções de lazer e passeios de catamarã, pela faixa de mar. Vale à pena conhecer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.