São João

Atrações animam público na Vila Junina na noite de sábado

Bois dos sotaques de orquestra, baixada, matraca e alternativo, grupos de quadrilha e cacuriá prenderam a atenção do público que não perdeu um momento sequer do espetáculo.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
O Bumba Meu Boi de Mestre Apolônio foi uma das atrações da Vila Junina neste sábado (25).
O Bumba Meu Boi de Mestre Apolônio foi uma das atrações da Vila Junina neste sábado (25). (Boi Apolônio)

A noite de sábado foi de muita alegria para quem esteve no Arraial Vila Junina, instalado no Espaço Reserva, no Maranhão Novo. O espaço recebeu diversas atrações dando continuidade à festança junina. Bois dos sotaques de orquestra, baixada, matraca e alternativo, grupos de quadrilha e cacuriá prenderam a atenção do público que não perdeu um momento sequer do espetáculo. Festança segue até dia 3 de julho e começa sempre às 19h.

A programação começou com a apresentação da quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo, que há 54 anos faz anima os arraiais da cidade. O grupo é o mais antigo em atividade em São Luís e este ano resolveu contar a história de amores impossíveis com o tema “Fábulas Nordestinas”, onde canta a história da paixão de um beija-flor por uma rosa.

Depois foi a vez do Grupo Piaçaba fazer um passeios pelos ritmos e sotaques do Maranhão, mostrando a musicalidade de cada região do estado, começando pela região do Munim, onde a dança do Pela-porco ou Lelê, dança de origem europeia (francesa, espanhola e portuguesa) que está presente nas regiões de Rosário e São Simão em qualquer época do ano. A origem do seu nome está relacionada ao hábito de se matar um porco para servir aos convidados das festas onde a dança era realizada.

Público

Quem saiu de casa para prestigiar o arraial, aprovou a variedade de atrações, como a professora Maria do Rosário Soares. Ela foi acompanhada do esposo e do filho e comentou ainda que o arraial é uma opção para quem quer curtir o São João com tranquilidade. “Aqui temos tudo que é o São João do Maranhão. Temos das danças típicas, o bumba meu boi, as comidas tradicionais da época e da culinária típica do estado. Além disso, temos a garantia do conforto e segurança”, disse.

Por volta das 21h, foi a vez do Cacuriá da Vila Goreth tomar conta do palco mostrando toda a sensualidade e gingado da dança. Após isso, os batalhões dos grupos de bumba meu boi assumiram o comando da festança. Começando com o Bumba Meu Boi de Mestre Apolônio, fundado em 1972 pelo prestigiado Mestre Apolônio Melônio, que faleceu em junho de 2015, pelo São João. Apesar da perda de seu líder o grupo mostrou ao público toda a beleza das indumentárias e do ritmo do sotaque da baixada.

Passaram ainda pelo arraial os grupo de bumba meu boi Brilho da Ilha, do sotaque de orquestra, Pirilampo, alternativo, e encerrando a noite o batalhão pesado do Boi da Pindoba, sotaque de matraca.

Estrutura

O Arraial Vila Junina tem estrutura para agradar a público de todas as idades. No local, foram instaladas 20 barracas de comidas típicas – que foram doadas para universitários em fase de conclusão de curso e organizações sociais. O público pode encontrar mingau de milho, arroz de cuxá e Maria Isabel, tortas de camarão e caranguejo, cocada e várias outras. É patrocinado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura pela Ambev (Skol) e Cemar, com apoio da Omega Energia e Shopping da Ilha.

O espaço ainda tem uma grande estrutura, com amplo estacionamento, segurança e conforto com o objetivo de agradar aos amantes dos festejos juninos. Para as crianças, foi montado o espaço kids e parquinho para os pequenos curtirem à vontade. O forró também tem lugar garantido no Barracão Arrasta-Pé, uma parceria com a Rádio Mirante FM e do Imirante.com.

Arraial

O arraial fica montado até 3 de julho e reunirá dezenas de atrações folclóricas de todo bois dos sotaques de matraca, da Baixada, orquestra, zabumba e alternativos, quadrilhas, shows de artistas locais, danças portuguesas, cacuriá, entre outras. A programação no Arraial Vila Junina começa sempre às 19h e a entrada é gratuita.

Programação deste domingo

19h – Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal

20h – Show Criolina e Xote Elétrico

21h – Boi Barrica (alternativo)

22h – Boi da Rama Santa (costa de mão)

23h – Boi Encanto do Olho d’Água (orquestra)

(Crédito das fotos: Biaman Prado / O Estado)

Atrações animam público na Vila Junina na noite de sábado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.