Tradição

Cultura maranhense sob aplausos nos 11 dias do Arraial Vila Junina

No total, foram 11 dias de programação e 68 atrações que passaram pelo palco da festa, encerrada no domingo, dia 3.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(vila junina)

Foram 11 dias de programação. No total, 68 atrações passaram pelo palco do Arraial Vila Junina, que cativou o público presente no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, em São Luís. A diversidade de ritmos, a cadência das coreografias e a beleza das tradições incluídas em cada brincadeira chamaram a atenção dos espectadores, sejam locais ou turistas.
De acordo com a organização do evento, entre 10 e 12 mil pessoas estiveram diariamente no Vila Junina. Para atrair o público, além das atrações que se apresentaram no palco, também foram montadas 19 barracas, que ofertaram o melhor da culinária maranhense e disponibilizados espaços preparados especialmente para o público amante do forró pé de serra, como o Barracão Arrasta-Pé – uma parceria entre a Rádio Mirante FM e o Imirante.com.
O Arraial Vila Junina foi patrocinado, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, pela Skol e Cemar, com o apoio da Omega Energia e Shopping da Ilha. Somada à promoção da diversidade cultural, o evento também teve um cunho solidário, já que as barracas foram doadas pela organização do arraial aos universitários e organizações sociais (GDAM, Ecos de Gaia e Pouso Obras Sociais).
Além de espaços disponibilizados por meio de parcerias com veículos do Grupo Mirante, o Arraial Vila Junina também contou com flashes ao vivo na programação da Rádio Mirante FM e cobertura nas redes sociais de O Estado e do Imirante.com. O G1 Maranhão e a TV Mirante também estiveram na cobertura dos dias de evento.
“É de ressaltar o esforço de todos os envolvidos durante os dias de programação”, disse Viviane de Paula, gerente de Marketing do Grupo Mirante.

Programação
Atrações dos mais variados ritmos se apresentaram durante a programação. No último dia do evento, além de show com Mano Borges – com o melhor da música popular maranhense –, o público também ouviu diferentes sotaques. Desde a instrumentalidade do sotaque de orquestra do Boi de Axixá, passando pelo toque mais regionalizado do Boi Unidos de Santa Fé, com o ritmo da Baixada Maranhense.
Além dos grupos já consagrados, também estiveram no palco do Vila Junina grupos com trabalhos em destaque nos bairros de São Luís. Um deles foi a Quadrilha Flor do Sertão, que tem mobilização social no bairro Monte Castelo. Brincadeiras do interior do estado também tiveram espaço, como o Grupo Folclórico Banho de Cheiro, oriundo da cidade de Carutapera, a 650 quilômetros de São Luís. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.