Programa

Senar discute assistência técnica para execução no ‘Mais Produção’

Gestores de instituições envolvidas se reuniram em café da manhã na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançou na sua página (www.senar-ma.org.br) edital para contratação de técnicos de campo que atuarão na atividade de assistência técnica e gerencial no âmbito da parceria com o Governo do Estado, por meio do programa ‘Mais Produção’, junto às cadeias produtivas do arroz, horticultura, carne e couro, leite e aquicultura.

As atividades relacionadas ao programa serão coordenadas pela equipe técnica da entidade a partir de agosto, com atendimento a 1.550 propriedades em todo o Maranhão, com supervisão do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento, (Sepab).

Para dar andamento aos termos da parceria, discutir o edital, planejar as ações e conhecer melhor a metodologia do programa Assistência Técnica e Gerencial, (ATeG), a diretoria do Senar, representada pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho, e pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, ofereceram ‘Café da Manhã’, na sede da entidade.

Também participaram, gerentes e assessores do sistema Faema/Senar o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, (Sagrima), Edjailson Souza; o adjunto da Secretaria da Indústria e Comércio, Lúcio Maia; e a coordenadora da Sepab, Rosany Aranha, além de assessores e técnicos envolvidos.

Os representantes do governo abriram o evento destacando a iniciativa do Senar com programas de excelência que atendem o setor rural do estado. Já em sua explanação, o gerente de ATeG, Epitácio Rocha, destacou a metodologia da assistência técnica que será executada nas propriedades em questão, com destaque para a contratação de profissionais. Já o superintendente Luiz Figueiredo falou das ações e programas desenvolvidos pelo Senas, destacando o ABC Cerrado e ATeG.

“É importante essa aproximação entre os gestores do programa Mais Produção e o Senar, para que todos tenham o mesmo entendimento de como será conduzido o processo de assistência técnica e gerencial, ficando mais fácil e claro para ambas as partes os objetivos propostos”, disse Epitácio Rocha.

Mapito

Para Coelho, a expectativa é a melhor possível. “ Nós já obtivemos sucesso nas mil propriedades que aplicamos essa metodologia no Mapito e já estamos iniciando a execução do programa ABC Cerrado. Esperamos que com todas essas propriedades assistidas e com os produtores capacitados tenhamos resultados positivos tanto em produtividade quanto em renda”, ressaltou ele.

Para Rosany Aranha, a reunião serviu para que todos os envolvidos no programa pudessem conhecer cada detalhe do trabalho que já encontra-se em desenvolvimento.

“O Senar já tem a expertise em capacitação, principalmente, em se tratando de capacitação de produtores rurais. Baseado nisso é que está sendo conduzida esta parceria. Com isso, esperamos atingir o nosso objetivo, que é qualificar os produtores rurais que trabalham com as cinco cadeias envolvidas e alavancar a produção no estado”, disse ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.