De olho!

Presidência da Assembleia se compromete a disponibilizar lista de funcionários à Justiça

Juiz afirma que intenção é investigar a possível existência de mais de 200 funcionários “fantasmas” na Casa

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Sindicatos dos servidores da Assembelia fez protesto para pedir investigação sobre denúncia
Sindicatos dos servidores da Assembelia fez protesto para pedir investigação sobre denúncia

SÃO LUÍS – O assunto dos possíveis mais 200 funcionários “fantasmas” que existem na Assembleia Legislativa do Maranhão continua rendendo. E, depois uma batalha judicial, a presidência da Casa se comprometeu a cumprir – é verdade que em um prazo bem maior – as determinações impostas pela Justiça. Após audiência de conciliação, realizada nesta quarta-feira(22), a mesa diretora aceitou disponibilizar, em 48 horas, a folha de pagamento, com lista de todos os deputados, verba de gabinete e CPF. Outra promessa é a disponibilidade, em 90 dias, da lotação e nomes completos dos servidores e, por fim, a apresentação, em 30 dias, de um cronograma de implantação do Portal da Transparência, nos moldes do usado pela Câmara de Deputados.

Veja mais

Diretoria da Assembleia recorre de decisão que determina entrega de lista de funcionários

Justiça determina que Assembleia do Maranhão disponibilize informações sobre funcionários

Ministério Público ajuíza ação e pede lista de funcionários da Assembleia Legislativa do MA

Autor da decisão que impôs estas obrigações a presidência da Assembleia Legislativa, o juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, assinou a ata da audiência de conciliação, que contou com a presença do procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha e com o procurador-geral da Assembleia, Luiz Felipe Rabelo Ribeiro, além do promotor Lindonjonson Gonçalves de Sousa. Douglas Martins disse, em contato com o EstadoMA.com, que "o cumprimento do acordo possibilitará uma ampla fiscalização da aplicação dos recursos da Assembleia Legislativa, inclusive quanto aos servidores. Os servidores fantasmas, se existirem, serão identificados e punidos como previsto em Lei. Naturalmente, os responsáveis pelas nomeações também sofrerão as consequências", disse o magistrado.

Decisão judicial

Em sua decisão, Douglas de Melo Martins determinou a apresentação de uma lista com a relação de todos os deputados e servidores (efetivos, comissionados, contratados e requisitados), com indicação do cargo, incluindo remuneração do mês de maio (inclusive verba de gabinete e eventuais vantagens e a adequação do Portal da Transparência da Assembleia de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei da Transparência, sendo assim a adaptação da Casa ao Serviço de Acesso às Informações Públicas ao Cidadão, de acordo com a art. 9º, I, da Lei nº 12.527/2011.

Com esta primeira lista será possível iniciar um trabalho de investigação, com base na denúncia [de que existem mais de 200 funcionários fantasmas] feita pelo Ministério Público. De posse dessas informações, o Ministério Público poderá realizar um estudo de possíveis casos de nepotismos cruzado. E, por fim, com o Portal da Transparência em dia, a população vai poder fiscalizar, inclusive gasto com verbas de gabinete, as contas da Casa.

VEJA EM DETALHES O QUE FICOU DEFINIDO NA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO

Detalhas da audência na ata de reunião
Detalhas da audência na ata de reunião

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.