Paralisações

Servidores municipais decidem parar a partir de quinta-feira, 23

Ontem, a categoria fez manifestação em frente à Câmara Municipal e Prefeitura de São Luís; funcionários reivindicam reajuste salarial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(greve servidores da Prefeitura)

Os servidores públicos municipais em São Luís podem iniciar uma paralisação por tempo indeterminado a partir de quinta-feira, 23. A categoria reivindica reajuste salarial e, se a greve se consumar, aproximadamente 30 mil servidores interromperão as suas atividades.

O manifesto está sendo organizado pelo Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís. De acordo com o presidente da entidade, Francisco do Vale, a Prefeitura de São Luís ofereceu um percentual de reajuste de 2% para a categoria, mas esse índice não foi aceito pelos funcionários.

Na manhã de ontem, a categoria realizou protesto em frente à Câmara dos Vereadores e ao Palácio de La Ravardière. Na sede do Legislativo, os manifestantes conseguiram adiar a sessão em que seria votada a concessão do reajuste salarial de 2% para os servidores. No local, houve tumulto entre os grevistas e alguns funcionários da Câmara.


Reajuste
Segundo o líder sindical, a categoria não aceitará um percentual de reajuste menor do que 10,67%, que foi o percentual da inflação do ano passado. “Como não houve avanço nas negociações, a categoria decidiu pelo início da greve a partir de quinta-feira”, disse. Ontem foi feita a comunicação oficial sobre o movimento paredista, com antecedência de 72 horas, como determina a legislação. Outra reivindicação dos servidores é com relação à correta aplicação das Promoções, como determina a Lei nº 4.615 de 6 de junho de 2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servido­res Públicos Municipais de São Luís.

Com a confirmação da greve, cerca de 30 mil servidores municipais, entre efetivos, comissionados e serviços prestados, deverão parar por tempo indeterminado. Dessa forma, o funcionamento de alguns órgãos municipais vai ficar comprometido.

Por meio de nota encaminhada na tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) esclareceu que o percentual de reajuste proposto ao funcionalismo foi calculado com base na capacidade orçamentária atual do Município e que está aberta ao diálogo com todos os servidores.

Decisão em assembleia

A paralisação dos servidores municipais foi decidida durante assembleia geral realizada na sexta-feira, no auditório da Associação Comercial do Maranhão. Os servidores classificaram a proposta de reajuste de 2% oferecida pela Prefeitura de São Luís como indecorosa e abaixo do índice inflacionário.

Funcionários do Detran paralisarão na quarta-feira

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) podem iniciar uma paralisação por tempo indeterminado a partir de amanhã. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e salariais.

Em Assembleia, na semana passada, na sede do Detran, os servidores decidiram: se as pautas de reivindicação não forem atendidas, será deflagrada greve geral em todo o estado a partir des amanhã. Nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), os servidores decidiram aderir ao movimento paredista.

Entre os itens de reivindicação dos trabalhadores estão a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), inclusão do auxílio-alimentação nas férias, recomposição das perdas inflacionárias referentes ao ano passado entre outras questões. Caso a greve seja consumada, mais de 700 servidores deixarão de prestar serviços essenciais à população, como, por exemplo, emissão de documentos, verificação de multas de trânsito, ingressos de recursos entre outros.

Se a greve for confirmada, somente na capital haverá prejuízo avaliado em 70% na prestação dos serviços aos usuários. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran, caso ocorra a paralisação, somente os serviços de exames teóricos e práticos serão mantidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.