Selo Unicef

Municípios avaliam políticas públicas para crianças e adolescentes

Até o dia 15 de julho, mais de 50 mil pessoas participarão dos Fóruns Comunitários do projeto Selo Unicef Município Aprovado nos municípios que formam a Amazônia Legal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Crianças e adolescentes são alvo dos Fóruns Comunitários do projeto Selo Unicef Município Aprovado
Crianças e adolescentes são alvo dos Fóruns Comunitários do projeto Selo Unicef Município Aprovado (criança)

Mais de 200 fóruns comunitários do Selo Unicef Município Aprovado serão realizados até o dia 15 julho nos nove estados que formam a Amazônia Legal brasileira, incluindo o Maranhão. Os eventos possibilitam que a população avalie qualitativamente as ações municipais voltadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes, promovidas nos últimos três anos. Essa etapa é obrigatória e deve ser realizada pelos municípios inscritos no projeto.

Imperatriz foi o primeiro município no Maranhão a avaliar a política pública de garantia dos direitos do público infanto-juvenil, no dia 8 deste mês. Na ocasião, os moradores falaram como perceberam as ações promovidas nas zonas rural ou urbana. Foram convidados a participar também adolescentes, adultos e idosos, de qualquer gênero ou orientação sexual.

A ação faz parte da avaliação qualitativa do município, onde a população é convidada a dizer o que foi ou não realizado, e o que mudou nos últimos anos.

Aos municípios os ganhos vão além de saber como a população observa os projetos e iniciativas, criando espaços de troca de informações entre diversos atores da sociedade que dialogam sobre os direitos e abrem o olhar para a prioridade absoluta de crianças e adolescentes.

“Este fórum é uma mostra da efetivação das políticas pela infância. Passamos por todo um processo e estamos prestando contas para a população do que conseguimos realizar. É um ponto de culminância de tudo aquilo que já trabalhamos como sociedade civil e como poder público. Para nós do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] é importante para incentivar e controlar as políticas da infância do município”, informou Ricardo Seidel, presidente do CMDCA de Imperatriz.

Acompanhamento

Para os fóruns, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e parceiros enviam um mediador que vai acompanhar o evento e fazer as observações. No contraturno do evento, o mediador visitará os conselhos Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e o Tutelar da cidade para verificar o seu funcionamento.

Essa é a última etapa do projeto Selo Unicef Município Aprovado. Fóruns foram realizados no primeiro ano da iniciativa para saber quais eram as demandas de crianças e adolescentes.

Agora é o momento de avaliar. A partir dela, o Unicef fará a análise da evolução de indicadores que estão sendo monitorados nos últimos três anos. Em outubro, o fundo deverá anunciar os ganhadores do selo.

Projeto

O Selo Unicef Município Aprovado edição 2013/2016 busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida de crianças e adolescentes nos municípios da região, por meio de ações de capacitação, mobilização social, monitoramento e avaliação de indicadores da infância.

A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, em parceria com os governos estaduais, a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA) e o Instituto Peabiru, com o apoio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Companhia Energética do Pará (Celpa), Companhia Energética do Tocantins (Celtins) e Laboratório Aché.

Mais

Municípios onde haverá fórum

Junho

São João do Sóter – 15

Mirador - 15

Pastos Bons - 16

São João dos Patos - 17

Penalva - 17

Buriti Bravo - 17

Cedral - 19

São João Batista - 20

Governador Eugênio Barros - 20

Buritirana - 20

Paulo Ramos - 21

Alto Alegre do Pindaré - 21

Estreito - 21

Pedreiras - 22

João Lisboa - 22

Açailândia - 22

Axixá – 22

Colinas - 22

Balsas - 23

Davinópolis - 24

Santa Inês - 24

Alto Parnaíba - 26

São Mateus - 27

Buriticupu - 27

Bacabal -27

Barreirinhas - 27

Santa Luzia do Paruá - 27

Itapecuru-Mirim – 27

Chapadinha - 28

Paraibano - 28

Coroatá - 28

Bacabeira - 28

Cantanhede - 28

Porto Rico - 29

Matões - 29

Afonso Cunha - 29

Cajapió – 29

Porto Franco - 29

São José de Ribamar – 30

Bacurituba - 30

Humberto de Campos - 30

Julho

Timon – 1º

Serrano do Maranhão – 1º

Urbano Santos - 5

Bequimão - 5

Nina Rodrigues - 6

Sucupira do Riachão - 6

Trizidela do Vale - 6

Milagres do Maranhão - 6

Codó - 7

Vitorino Freire - 7

São Raimundo das Mangabeiras - 7

Caxias - 8

Nova Iorque - 12

São Domingos do Maranhão - 13

Presidente Vargas - 13

São Bento - 13

Pio XII - 13

Cachoeira Grande - 13

Loreto - 14

Araioses - 14

Pinheiro - 14

Coelho Neto - 14

Barão de Grajaú - 15

Olinda Nova do Maranhão - 15

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.