Série C

Maranhenses estreiam no Brasileirão da 4ª Divisão

Maranhão Atlético Clube enfrenta o Alto do Piaui, no Castelão neste domingo às 16h; o Moto Club enfrenta o Santos, em Macapá, no Zerão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Luis Miguel estreia no  Maranhão/Divulgação/Bruno Alves
Luis Miguel estreia no Maranhão/Divulgação/Bruno Alves (Luis Miguel)

Após dois anos, o Maranhão Atlético Club volta a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O MAC estreia na competição diante do Altos (PI), neste domingo, às 16h, no Estádio Castelão. Terceiro colocado no Estadual deste ano, o Bode ganhou a vaga para disputar a competição graças à inclusão de mais um clube maranhense ao torneio pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enquanto que o Jacaré é o atual vice-campeão piauiense e o campeão, River está na Série C e com isso não precisou da segunda vaga destinada ao seu estado.

Com orçamento modesto, o Maranhão entre na competição como franco atirador. No comando técnico, o português Luís Miguel substitui Meinha. A equipe é praticamente a mesma que disputou o estadual com os reforços do goleiro Paulo Rafael, vice-campeão paraense, e do atacante Shailisson.

Luís Miguel definiu a equipe titular com uma mudança significativa. Gileard, artilheiro da equipe na temporada com sete gols marcados, foi barrado do time, perdendo a vaga para o recém-contratado Shailison. “A cabeça dele está na Bélgica e ele aqui. O MAC é muito maior que ele e não vamos abrir mão dos nossos princípios por atleta nenhum. Todo carnaval que estão fazendo em cima de um garoto de 19 anos está atrapalhando ele. Enquanto ele estiver no MAC, terá que estar focado e tem que respeitar os colegas como tal. Enquanto ele não fizer isso, ele vai ficar no banco”, explicou o treinador.

Altos
Chega de passado. O Altos só pensa no futuro. O Jacaré parece ter superado a frustrante perda do título estadual na Justiça e entrou na reta final de preparação para o debute do clube na Série D do Campeonato Brasileiro, fato inédito na história do caçula de apenas dois anos de fundação.
O técnico Nivaldo Lancuna tem entrado em sintonia para não tropeçar de cara no jogo de abertura do Grupo A5. O treinador, por sinal, disse ter o plano para se dar bem no Brasileirão e enalteceu a chegada de reforços que devem dar fôlego ao time no andamento do torneio. Veja no vídeo acima. “A estratégia vem sendo trabalhada desde quando encerramos o jogo com o River-PI. Viemos trabalhando, houve contratações, e a diretoria entendeu o meu pedido. A maioria dos jogadores foi pedida por mim”, declarou o técnico.

Moto
Depois de bater na trave em 2014 quando foi eliminado nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o Moto Club volta a disputar uma Quarta Divisão em busca do sonhado acesso a Série C e desta vez embalado pela conquista do Campeonato Maranhense após oito anos. O Papão estreia na competição diante do Santos (SP), às 17h, deste domingo, no Estádio Zerão, em Macapá (AP).
Após a conquista do estadual, o Moto perdeu jogadores importantes como o Meia Marcos Paullo para o Bragantino e o goleiro Rodrigo Ramos para o maior rival Sampaio Corrêa. Entretanto, os dirigentes rubro-negros reforçaram o time com o goleiro Márcio Arantes, o zagueiro Fred e o atacante Rodrigo Dantas. Do time que disputou o Estadual ficaram Diego Renan, Wanderson, Chico Bala, Curuca e Felipe Dias.
Ainda a espera de reforços, o técnico do Moto, Ruy Scarpino definiu o time titular para a estreia com uma novidade, Paulo Vítor, 21 anos, como articulador no meio de campo. O jogador, que terá a difícil missão de substituir Marcos Paullo no esquema do comandante rubro negro com 4-4-2 com três volantes no meio de campo, participou de seis jogos no Campeonato Maranhense, mas nunca foi titular.
O restante da equipe será formado pela mesma base que foi campeã do Campeonato Maranhense. A intenção do treinador é manter ao máximo o conjunto de 2016. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.